segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018


Ambigramas ou o Tempo da Humanidade

 

Em seu livro Anjos e Demônios (Rio de Janeiro, Sextante, 2004 sobre original americano de 2000) Dan Brown fala de ambigrama (ambi-grama = INVERTIDO-CORPO na Rede Cognata, quando lido como na composição ou criação original; quando lido como ambigrama = INVERTIDOS, plural), palavra que eu não conhecia.

Os artistas devem ter gasto parcelas incríveis de tempo imaginando ambigramas visíveis e invisíveis.

De fato, a humanidade tem muito tempo, embora não pareça (a cada ano um ser humano vive, através de seu coletivo, 6,5 bilhões de anos, a população de agoraqui).

Vitória, segunda-feira, 19 de junho de 2006.

 

AMBIGRAMA

Ambigrama

De Wikipedia

Este es uno de los más famosos ambigramas, es un ambigrama con la palabra "ambigramas"
Este es uno de los más famosos ambigramas, es un ambigrama con la palabra "ambigramas"
O que é um ambigrama?
Criado em 8 de dezembro de 2001
Atualizado em 26.12.01
Segundo Scott Kim, um dos mais importantes e criativos produtores de ambigramas da atualidade, eles são: “...palavras, frases e alfabetos completos em arranjos impressionantes... que nos envolvem em malabarismos mentais da mais alta ordem.”
INTRODUCCIÓN
En cierta ocasión fui informado de que sería invitado a dar una conferencia sobre los ambigramas en la revista oral Labra Palabra. Inmediatamente comencé a prepararme y tomando como base el texto donde Carlos Carpio explica lo que es un ambigrama y los diferentes tipos que existen, elaboré el presente libreto, pero tratando en lo posible de ilustrarlo con ejemplos míos.
Alberto Portacio Apicella.
Imagen
Imagen
imagen
imagen
imagen
Analogias pictográficas: explicações
A teoria da Gestalt tem um grande espaço de interseção com os ambigramas. Em vários testes feitos com o objetivo de se estudar o mecanismo humano da visão, é ressaltado o aspecto da participação ativa do observador. Neste exemplo à esquerda, "Minha esposa e minha sogra", de W. E. Hill, em 1915, podemos enxergar uma moça ou uma velha, dependendo de qual parcela da totalidade fixarmos nossa atenção.
Neste outro exemplo, ou vemos um pato, ou enxergamos um coelho, nosso cérebro escolhe um de cada vez.
Aqui podemos ver um extraordinário exemplo de uma estória em quadrinhos de Gustave Verbeek, publicada em 1903, onde cada quadro invertido dá origem a uma nova leitura da estória. Compare essa idéia com um ambigrama de rotação bilegiforme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário