domingo, 9 de setembro de 2018


Trenasa ou Levetrem

 

Faz tempo venho postulando a instalação de trens-bala no Espírito Santo, porque a área é pequena (46 mil km2) em retângulo de 100 km de largura oeste-leste x 400 km de comprimento norte-sul.

ESPERANDO VOCÊ (diz a música)

http://www.hrt.com.br/br/images/map_esp-santo.gif
http://www.ondehospedar.com.br/mapas/mapa-es.jpg

Poderiam ser essas as linhas, poucas em pequena distância, pois custa caro cada quilômetro; mas tudo ficaria no máximo à uma hora de trânsito a velocidades de 400 ou 500 km/h. Trem-Asa ou Trem-Leve, como queira, pois ambos são nomes compactos e fáceis de falar (falar = FÁCIL na Rede Cognata). Trem-com-asas teria, como já falei alhures, asas dos lados. Antes os trens eram pesados, de ferro e aço compacto, porque deviam durar muito, ser resistentes, “agüentar o tranco” (como diz o povo), quer dizer, ser à prova de qualquer violência ou uso indevido, além do que não podiam ou não deviam descarrilar.

Agora com os maglev (levitadores magnéticos), que são presos em trilho PARA CIMA e não somente para baixo, que são encapsulados num U duplo, não faz mais sentido serem assim pesados, podem ser feitos de duralumínio e ter justamente tais asas para ajudar na levitação magnética, atingindo velocidades de 500 a 1.000 km/h.

TREM-ASA

TREM
TREM-ASA (avião em trilhos)
ASA
http://www.dw-world.de/image/0,,317856_1,00.jpg
http://www.fab.mil.br/aeronaves/papeis/asa-fab_800.jpg
http://www.ufrn.br/grecom/asa4.gif

Vitória, sexta-feira, 17 de agosto de 2007.

José Augusto Gava.

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