domingo, 2 de setembro de 2018


Em Perigo de Terminar

 

A Terra, propriamente não está em perigo de extinção, o ser humano sim, talvez. As pessoas confundem muito, porque não leram ainda o modelo.

AS EXTINÇÕES POSSÍVEIS

*    Físico-química;

*    Biológica-p.2;

*    Psicológica-p.3;                                       estamos aqui              

*    Informacional-p.4;

*    Cosmológica-p.5;

*    Dialógica-p.6.

Por não existirem ainda na Terra os da frente eles não podem terminar, porisso estamos falando dos de trás.

a)      Em termos físico-químicos a chance de o planeta terminar é remotíssima, de certeza mesmo só quando o Sol se expandir dentro de cinco bilhões de anos;

b)     em termos biológicos-p.2 até poderia acontecer, mas não se deu quando caíram os meteoritos e cometas nos mais recentes 3,8 bilhões de anos, depois de a Vida ter começado logo a seguir à formação do planeta há 4,5 bilhões de anos – ocupando quase 85 % do tempo de desenvolvimento geológico; de fato, nas grandes quedas há 270 milhões (quando 99 % das espécies foram extintas) ou há 65 milhões de anos (quando 70 % delas desapareceram) não foi extinta; a Vida parece muito resistente e não será a presença humana que a suprimirá;

c)      Em termos psicológicos-p.3, talvez sim, é o caso de ver; contudo, os seres humanos desde os neandertais há 200 mil anos atravessaram uma glaciação extraordinariamente deletéria e não desapareceram, transformaram-se nos CRO-magnons há 80 ou 70 mil anos, ou estes surgiram e enfrentaram 65 a 55 mil anos de gelo e o fim da Glaciação de Wisconsin-Worm, quando ocorreram chuvas torrenciais por pelo menos mil anos; então, mais possivelmente, nem isso.

Então, o que está realmente ameaçado?

Pode ser a civilização penosamente conquistada nos mais recentes 11 mil anos desde Jericó, mais proximamente a civilização tecnocientífica dos 500 anos desde 1500. Entrementes, nem isso, haveria sim soçobros, naufrágios de porções, quedas de produção, rearranjos.

Talvez a humanidade volte a ser primitiva, talvez não.

Pelo contrário, sob os desafios pode avançar ainda mais, tornando-se brilhante, exceto se as pessoas ficarem o tempo todo se deprimindo e anunciando o fim do mundo, o que parece ser o teor dessas diretivas novas do “aquecimento global” (não nos esquecendo que a Ciência está sempre se desdizendo). O que vai terminar? Com mais certeza essa fase de propaganda global.

Vitória, sexta-feira, 03 de agosto de 2007.

MATÉRIAS DE INTERNET (deve existir em todas as línguas, todas comportando o mesmo erro, a mesma dificuldade de visualização)

JOSÉ SARAMAGO
http://revistaepoca.globo.com/EditoraGlobo/img/transp.gifDesventuras em série
http://revistaepoca.globo.com/EditoraGlobo/img/transp.gifJosé Saramago critica a corrupção no governo Lula, teme pelas esquerdas, pela Amazônia e fala da morte em seu novo livro
Nosso planeta ameaçado
Roger N. Walsh - 16/10/2006
Não é segredo nenhum que estamos num momento de imensas oportunidades e riscos enormes. Embora tenhamos recursos para criar um verdadeiro Céu na Terra, parecemos apenas estar criando um verdadeiro inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário