sábado, 8 de setembro de 2018


Do Tamanho de um Planeta

 

No Surfista Prateado, que saía no Quarteto Fantástico, Galactus é o imenso celestial chamado Devorador de Mundos. Na Rede Cognata Galactus = CAOS = COMEÇO = ALFA = GOVERNO = CORRUPÇÃO e segue, ao passo que Devorador de Mundos = DOADOR DE MODELOS.

Disso me veio a idéia de que um ser humano conceitualmente (porque dimensionalmente não é possível, claro) do tamanho de todo um mundo seria virtualmente impossível; e, no entanto, é de um ser assim que precisamos para a passagem ao próximo nível de existência, quer dizer, para inventar um futuro fora do planeta.

GALACTUS EM QUADRINHOS

Fantastic Four 257-02-03.jpg (332977 octets)
Galactus
http://www4.ncsu.edu/~chking/fark/galactus.jpg
http://www.dynamicforces.com/images/UltimateGalactusBook3extinctionTPB.jpg

Galactus é metaforicamente o caos que se interpõe no caminho dos racionais e pode liquidá-los, findar o projeto se não houver solução (= PROTEÇÃO = PROJETOS = SURFISTAS e segue; sempre plural) compatível.

TERIA DE SER MAIOR QUE OS ILUMINADOS

#
NÍVEL
CONTROLE CORRESPONDENTE
NAS PESSOAMBIENTES
P/A
8.
(?)
globalização real do planeta e DEPOIS saída do ovo cósmico diante da emergência planetária
AMBIENTES
7.
iluminado
nação
6.
santo/sábio
estado
5.
estadista
cidade-município
4.
pesquisador
empresa
PESSOAS
3.
profissional
grupo
2.
liderança
família
1.
povo
indivíduo

Os iluminados (Jesus, Buda, Moisés, Abraão, Confúcio, Lao Tsé, Vardamana, Gandhi, Clarice Lispector) já são muito grandes e o que pode ser maior que eles? Não obstante, é necessário que seja, para “enfeixar” um planeta inteiro, como aparece acima representado num quadrinho.

Ele deve se tornar o primeiro dos condutores planetários, no sentido de projetar, criar um projeto suficientemente grande e atrativo para toda a espécie no nível seguinte da construção, o sistema solar.

O CANTEIRO DE OBRAS DO FUTURO (é extremamente impiedoso: ou avançam ou morrem e a Terra será reinicializada): material e energia para a construção.

http://www.xtec.es/~rmolins1/solar/imatges/solpla1.jpg

Assim, Galactus tanto é um aviso simbólico quanto real: ou cumprem a tarefa ou desaparecem, e o planeta será usado para outra coisa.

Vitória, domingo, 19 de agosto de 2007.

José Augusto Gava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário