terça-feira, 17 de julho de 2018


O Livro da Cidadania

 

OS CONTRATOS PSICOLÓGICO-SOCIAIS (a vida racional é entremeada por inumeráveis contratos interpessoais, interambientais e pessoais-ambientais)

·       CONTRATOS COM AS PESSOAS:

1.       Limites da liberdade, responsabilidades do indivíduo (direitos e deveres);

2.       Permissões familiares;

3.      Concessões grupais (muitos estão se dirigindo para as ONGs, organizações não-governamentais);

4.      Consentimentos empresariais (milhares de leis para empresas agropecuárias-extrativistas, industriais, comerciais, de serviços e bancárias);

·       CONTRATOS COM OS AMBIENTES:

5.      Compromissos das cidades-municípios;

6.      Acordos com os estados;

7.       Pactos nacionais;

8.      Contrato mundial após a convergência da globaliz/ação, ato permanente de globalizar.

O CÍRCULO DAS CONTRATAÇÕES (mesmo o sexo é um contato, embora invisível até o casamento; depois se torna uma pesada carga de co-obrigações e co-responsabilidades)


 
 
 
 
 
 
 
 


Há 6,5 mil profissões, 6,0 mil universidades, 8,0 mil bancos, 200 países, uns quatro mil estados, 200 ou 300 mil cidades-municípios com dois ou três milhões de bairros-distritos, centenas de milhares de leis, decretos, portarias e sei lá mais o quê: como lidar com tal emaranhado? Não é espantoso as pessoas pelo menos continuarem adiante aos trancos e barrancos? A mim me parece sublime mesmo, pois ninguém nos ensina nas escolas a ser cidadão, estadão, nação, mundão. O número de deveres é muito maior que o de direitos, ainda mais quando se “desce” a escada da posse dos ricos e médio-altos aos pobres e miseráveis. O respeito pelo tão prezado cidadão é muito pequeno, ele é “massa de manobra”, claro, é instrumento de construção.

O LIVRO DO CIDADÃO E DA CIDADANIA (aquele para a pessoal, este para o ambiente) – já existe um Livro do Cidadão em PDF feito pelo governo federal em 456 páginas, do qual coloco capa em anexo.

Ministério da Justiça e AGU lançam Livro do Cidadão
Brasília, 15/01/2003 (MJ) – O Ministério da Justiça e a Advocacia-Geral da União lançam nesta quinta-feira (16/01), às 11h30, na Sala de Retratos do MJ, o Livro do Cidadão.
http://www.lendolivros.com.br/imgs/capa/PSIC007455.jpg

A gente deveria receber de ano em ano - conforme fosse subindo nas classes - um livreto retornável, digamos o LCC 1.1 (Livro do Cidadão e da Cidadania primeiro grau primeiro ano) até o LCC 3.5 (universidade, quinto ano) ou o que fosse.

Vitória, terça-feira, 20 de março de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário