domingo, 15 de julho de 2018


Jesus por Contraste

 

Quando fazem o papel de Jesus nos filmes ele sempre é posto como se estivesse citando as passagens bíblicas, com a maior pompa e circunstância, como declamação de teatro mesmo, quando na vida tudo é tão tenso, sendo diá-logo, envolvendo dois que até se altercam. Eram poderosas as lições de Cristo: como ele poderia ser um bocó? De modo algum era um tolo, muito pelo contrário, comporta uma genialidade inexplicável sob a ótica apenas humana.

E preciso fazer um estudo completo de luz à luz contrastante de suas falas, isto é, da paixão de suas falas, palavras de iluminado COMPAIXONADO pela humanidade, portador de compaixão. Sendo a humanidade grandemente perversa na sua banda podre, ainda mais naqueles tempos, ele devia esbravejar

A PSICOLOGIA DE JESUS

·       CONFRONTO COM AS PESSOAS (daquele tempo):

1.       Com os indivíduos (próximos e remotos);

2.       Com as famílias;

3.      Com os grupos;

4.      Com as empresas;

·       CONFRONTO COM (OS FUTUROS) AMBIENTES:

5. com as cidades-municípios;

6. com os estados;

7. com as nações;

8. com os mundos.

Como podem apresentar Jesus como se estivesse recitando um texto? Evidentemente aquilo vinha do fundo de suas convicções e ele expressava ou mostrava com angústia e dor, tremendo de raiva. Estava se chocando com o mundo.

Por conseguinte, é preciso contrastar Cristo com as pessoas e os ambientes de seu tempo e de depois, com cada detalhe da vida humana. Esse filme seria desenho de choques. Não-exagerado, claro, é preciso vigiar isso para não se cair no extremo e no ridículo de superafirmar os embates, pois tudo era amoroso. Rende bem uns 20 capítulos muito densos.

Vitória, domingo, 11 de março de 2007.

 

A PAIXÃO DA MONTANHA (se estava numa montanha, ao ar livre, nada o segurava e podia gritar para ser ouvido pelos milhares que o rodeavam, já que não existiam as caixas de som e os amplificadores; depois, ele se insubordinava não apenas contra o poder local dos judeus como com o imperial de Roma, e não apenas esses, mas os impérios futuros: eram tensas LIÇÕES DE VIDA para os primitivos e os do porvir)

O Sermão da Montanha
Segundo o Evangelho de São Mateus
Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
http://storage.msn.com/x1pAdjo0uCo2H1-ZMbml9Cb_1QgRaFskl_f6Qg_fBF8PttBg8ddHOua9C9dDjwIjsyIqiEbfEIvtZ41rsOQUU3kZQOBzmKzzLrvqlYrw97LRG7icguwXqjCHjo1HaFr2ArD8ye7UjQzNR6RL5mFi5vqJ-FwMCrdZ0uQ

AS PARÁBOLAS DE JESUS (necessariamente APAIXONADAS LIÇÕES do ponto de vista de Deus)

As parábolas de Jesus:
 
1.       A grande ceia
9.      Encontrando o máximo
13.    Por Que Parábolas?
A grande ceia
Ele lhes disse: “Certo homem deu uma grande ceia e convidou a muitos. À hora da ceia, enviou seu servo para avisar aos convidados: ‘Vinde, porque tudo já está preparado. ’ Não obstante, todos, à uma, começaram a escusar-se ...” (Lucas 14:16-18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário