sábado, 14 de julho de 2018


Equilibrando o Ensinaprendizado

 

Já vimos neste Livro 203 em Demandoferta de Ensinaprendizado para Adultos (e outros, lá citados) que o E/A é duplo, saída-entrada professor-aluno ensino-aprendizado resposta-pergunta (pois na Escola geral só são permitidas respostas já prontas, não perguntas que podem fazer desabar um professor).

PROCESSO DE E/A

ENSINO
APRENDIZADO
De dentro para fora, do já pronto para a assimilação forçada, obrigatória dentro da GRADE curricular, dentro da instituição constrangedora
De fora para dentro, com o sentido mesmo de desestabilizar (pois diz a música que a gente só se ajeita desajeitando-se completamente)
RESPOSTAS OFERECIDAS
PERGUNTAS PROIBIDAS
SAÍDAS
ENTRADAS
PROFESSOR
ALUNOS
OFERTAS EXCESSIVAS (azul)
DEMANDAS NEGADAS (vermelha)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O desejável seria o equilíbrio
http://parenting.leehansen.com/downloads/coloring/hannukah/thumbnails/star-david-clrth.gif

Seria preciso treinar uma nova classe de professores para ouvir pacientemente, pesquisar o que não soubessem, aceitar o aprendizado caótico e a enorme disposição da classe posta em grande aflição de saber; ou criar um grupo deles que pudesse diligentemente associar-se aos alunos em processo CONJUNTO de E/A, após as aulas de praxe e num horário alternativo na parte oposto-complementar (se as aulas de resposta se dessem de manhã, seriam as outras dadas de tarde e vice-versa) do dia escolar.

Da parte dos alunos e pais-mães um grande suporte tradicional e por computação de banda larga, de modo aos alunos terem o que perguntar sobre o dia-a-dia e a Psicologia (figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias, organizações ou sociologias, espaçotempos ou geo-histórias).

CÍRCULOS DE EXPANSÃO EXPONENCIAL (deveríamos aceitar esse E/A que cresceria em ritmo geométrico, exponencial)

http://www1.istockphoto.com/file_thumbview_approve/57731/2/istockphoto_57731_3d_green_circles.jpg
http://www.otrositio.net/escuela/tps/dibujos/septima/circulos/circulos.jpg
http://www.feiradeciencias.com.br/sala09/image09/09_01_07.gif

Os professores deveriam aceitar participar INTENSAMENTE de um novo período de aprendizado. Naturalmente não são todos os que aceitam mudar depois de velhos e a maioria desses deveria ser descartada. Caos e caos, renov/ação, ato permanente de re-novar, tornar novo ou, como disse Cristo, “sede como crianças”, sempre dispostas a aprender-ensinar: sede como a de crianças.

Vitória, quinta-feira, 15 de março de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário