Equilibrando o Ensinaprendizado
Já vimos neste Livro
203 em Demandoferta de Ensinaprendizado
para Adultos (e outros, lá citados) que o E/A é duplo, saída-entrada
professor-aluno ensino-aprendizado resposta-pergunta (pois na Escola geral só
são permitidas respostas já prontas, não perguntas que podem fazer desabar um
professor).
PROCESSO DE E/A
ENSINO
|
APRENDIZADO
|
|||
De dentro para
fora, do já pronto para a assimilação forçada, obrigatória dentro da GRADE
curricular, dentro da instituição constrangedora
|
De fora para
dentro, com o sentido mesmo de desestabilizar (pois diz a música que a gente
só se ajeita desajeitando-se completamente)
|
|||
RESPOSTAS OFERECIDAS
|
PERGUNTAS PROIBIDAS
|
|||
SAÍDAS
|
ENTRADAS
|
|||
PROFESSOR
|
ALUNOS
|
|||
OFERTAS EXCESSIVAS (azul)
|
DEMANDAS NEGADAS (vermelha)
|
|||
![]() |
||||
O desejável seria o
equilíbrio
![]() |
Seria preciso treinar
uma nova classe de professores para ouvir pacientemente, pesquisar o que não
soubessem, aceitar o aprendizado caótico e a enorme disposição da classe posta
em grande aflição de saber; ou criar um grupo deles que pudesse diligentemente
associar-se aos alunos em processo CONJUNTO de E/A, após as aulas de praxe e
num horário alternativo na parte oposto-complementar (se as aulas de resposta
se dessem de manhã, seriam as outras dadas de tarde e vice-versa) do dia
escolar.
Da parte dos alunos e
pais-mães um grande suporte tradicional e por computação de banda larga, de
modo aos alunos terem o que perguntar sobre o dia-a-dia e a Psicologia (figuras
ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias,
organizações ou sociologias, espaçotempos ou geo-histórias).
CÍRCULOS DE EXPANSÃO
EXPONENCIAL (deveríamos aceitar esse E/A que cresceria em ritmo
geométrico, exponencial)
![]() |
![]() |
![]() |
Os professores
deveriam aceitar participar INTENSAMENTE de um novo período de aprendizado.
Naturalmente não são todos os que aceitam mudar depois de velhos e a maioria
desses deveria ser descartada. Caos e caos, renov/ação, ato permanente de
re-novar, tornar novo ou, como disse Cristo, “sede como crianças”, sempre
dispostas a aprender-ensinar: sede como a de crianças.
Vitória,
quinta-feira, 15 de março de 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário