segunda-feira, 16 de julho de 2018


Ensinaprendizado Intensíssimo

 

Em vários textos do Livro 203 chegamos à conclusão de que a educação tem dois lados, dos quais só um opera em toda parte do mundo: o ensino (que as pessoas pensam idêntico ao aprendizado pelos alunos), em geral professoral, quer dizer, super-afirmantivo da presença do professor como mestre condutor dos destinos e por trás dele da Escola geral e por trás dela dos governempresas superinteressados em estreitamento EXTRATIVO. A an/arquia não penetra porque “faz perder tempo” dando liberdade indagativa: e assim, não há aprendizado, que é a educação DOS ALUNOS.

As escolas têm um programa para cumprir que é, nas palavras de Gabriel (meu filho agora com 21 anos), totalmente inflexível: não é possível perguntar, e se isso é feito a resposta é áspera, jamais se desviando da GRADE curricular. Mas os alunos têm perguntas demais a fazer, a vida pulsa neles em tremendíssima curiosidade, que se aproveitada poderia render centenas e até milhares de perguntas.

DOIS MÓDULOS OU MODELOS (em horários distintos do dia, de manhã e    de tarde, a escolher)

MÓDULO DO ENSINO
MÓDULO DO APRENDIZADO
Grade de ensino
(Aquilo que interessa ao coletivo)
Liberdade de aprendizado
(Aquilo que é urgente para o indivíduo)
Respostas dos professores
(Que são dadas independentes de haver curiosidade, sob condição de estreitamento curricular)
Perguntas dos alunos
(Permitiria às escolas-G/E responder interativamente às transformações ATUAIS)
 
 
 
 
 
HISTÓRIA
(O que o passado pede e exige)
GEOGRAFIA
(O que o futuro pedirá adiante)
Distribuição da operosidade de uns e outros
http://casinogambling.about.com/library/graphics/curve3.gif

E existem, é claro, dentre os perguntadores potenciais perguntadores muito intensos que se destacariam entre os demais, trazendo oportunidade de ensinar aos outros. As escolas se preparariam para oferecer no segundo horário um número maior de professores-pesquisadores (para o dia seguinte ou, com as perguntas prontas entregues antes, para a parte da tarde).

UM CICLO DE DEBATES MUITO INTENSOS (4/1; numa classe comum de 32 alunos oito professores)


 
 
 
 
 
 


Naturalmente de início ficaria caro e só os ricos e médio-altos poderiam pagar, o que reforçaria ainda mais seu E/A, dilatando seu valor de sobrevivência; mas esse esclarecimento adicional poderia ser muito útil para libertação geral. De toda forma os governos pagariam pelos médios, pobres e miseráveis mais ativos e destacados, até que tal escola se espalhasse amplamente, atingindo a todos como verdade evidente.

Vitória, terça-feira, 20 de março de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário