segunda-feira, 16 de julho de 2018


Espaço Porto

 

Alguém da PMV Prefeitura Municipal de Vitória entrou em contato com a Cia. Docas do Espírito Santo, CODESA, e conseguiu dela um dos armazéns antigos do Porto de Vitória para exposições, uma inicial – ridícula - de um punhado inexpressivo de expositores, como já comentei.

Vai daí, deram o feliz nome de Espaço Porto (das Letras, creio, ou Porto das Letras, algo assim, vá buscar se quiser). Muito feliz, um achado, porque é ao mesmo tempo “espaço (cultural ou nacional) do Porto de Vitória” e espaço-porto, porto espacial, de onde supostamente sairiam naves espaciais, muito longe das pretensões do ES e até do Brasil “como um todo”, como dizem os idiotas (porque se fossem frações seria conveniente listá-las; assim como existem bobocas que dizem “os conjuntos sub-nacionais”).

Esse EP constituiria o meu gancho.

ESPAÇOPORTO CAPIXABA (uma exposição sobre o espaço sideral siderando ou fulminando ou atordoando a todos e cada um, principalmente crianças) – o nome quase caiu em desuso, por ser julgado muito pretensioso. Contudo, é magnífico, um desejo de sair do ovo cósmico. Os soviéticos diziam cosmódromo.


O EP-ES poderia ser dois.

DOIS PORTOS, DOIS ESPAÇOS

ESPAÇO
PORTO
BIBLIOTECA OU UNIVERSIDADE DO ESPAÇO
MUSEU OU LABORATÓRIO DO
ESPAÇO
B-U DO PORTO
M-L DO PORTO

Vitória, quarta-feira, 21 de março de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário