segunda-feira, 16 de julho de 2018


Aprendizado na Escola da Vida e Ensino na Vida da Escola

 

O SINO FAZ A GENTE TODA SE CURVAR

ESCOLA DA VIDA
http://www.curtwehrley.com/images/bell_curve.gif
VIDA DA ESCOLA
Vibrante, desejada pelos indivíduos como individuação, obtida a partir de insistentes perguntas caóticas.
Insossa, imposta pelo coletivo, determinada por lei, obrigatória. Segue uma GRADE curricular à qual estamos presos.
PESSOAS
AMBIENTES
1.       Indivíduos;
2.       Famílias;
3.      Grupos;
4.      Empresas.
5.      Cidades-municípios;
6.      Estados;
7.       Nações;
8.      Mundos.
APRENDIZADO
ENSINO
Espontâneo
Forçado

Eis aí porque falta equilíbrio ao ensino atual, que é parcial, que é metade, que é incompleto, que não satisfaz e deixa as pessoas inquietas e desconcertadas, porque a paródia de vida imposta pela Escola geral não prepara mesmo para a Vida real, é um retrato inacabado, tosco, partidário das elites burguesas, não refletindo toda a existência e em especial não refletindo a existência do povo, não lhe trazendo soluções. Como eu disse o ensino ainda está 300 anos no passado (com os melhoramentos inerciais característicos, discutindo-se sempre mais do menos), está posto obsoletamente no Iluminismo, é uma bela solução para o passado, é novíssimo retoque de fotografia antiqüíssima, quando os tempos pós-contemporâneos pedem muitos avanços.

O ensino é estruturado e superestruturado, é DITÁTICO, é dado como ritmo inviolável; é cristalizado, é contínuo, é estático, é histórico, é passadista, é repetido quando as mentes são inquisitivas; permite poucas ou nenhumas variações. Ao passo que o aprendizado deveria ser caótico, respondendo miúda e diariamente às questões dinâmicas e superdinâmicas inseridas no grupo a cada instante conforme as inquietações daquele segundo, o que faria as crianças darem saltos e estudarem em casa para se destacarem através das diferentes perguntas, sentindo-se desejadas e participativas.

Vitória, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário