Aprendizado na Escola
da Vida e Ensino na Vida da Escola
O SINO
FAZ A GENTE TODA SE CURVAR
ESCOLA DA VIDA
|
![]() |
VIDA DA ESCOLA
|
Vibrante, desejada pelos
indivíduos como individuação, obtida a partir de insistentes perguntas
caóticas.
|
Insossa, imposta pelo coletivo,
determinada por lei, obrigatória. Segue uma GRADE curricular à qual estamos
presos.
|
|
PESSOAS
|
AMBIENTES
|
|
1. Indivíduos;
2. Famílias;
3. Grupos;
4. Empresas.
|
5. Cidades-municípios;
6. Estados;
7. Nações;
8. Mundos.
|
|
APRENDIZADO
|
ENSINO
|
|
Espontâneo
|
Forçado
|
Eis aí porque falta equilíbrio ao ensino
atual, que é parcial, que é metade, que é incompleto, que não satisfaz e deixa
as pessoas inquietas e desconcertadas, porque a paródia de vida imposta pela
Escola geral não prepara mesmo para a Vida real, é um retrato inacabado, tosco,
partidário das elites burguesas, não refletindo toda a existência e em especial
não refletindo a existência do povo, não lhe trazendo soluções. Como eu disse o
ensino ainda está 300 anos no passado (com os melhoramentos inerciais
característicos, discutindo-se sempre mais do menos), está posto obsoletamente
no Iluminismo, é uma bela solução para o passado, é novíssimo retoque de
fotografia antiqüíssima, quando os tempos pós-contemporâneos pedem muitos
avanços.
O ensino é estruturado e superestruturado, é
DITÁTICO, é dado como ritmo inviolável; é cristalizado, é contínuo, é estático,
é histórico, é passadista, é repetido quando as mentes são inquisitivas;
permite poucas ou nenhumas variações. Ao passo que o aprendizado deveria ser
caótico, respondendo miúda e diariamente às questões dinâmicas e superdinâmicas
inseridas no grupo a cada instante conforme as inquietações daquele segundo, o
que faria as crianças darem saltos e estudarem em casa para se destacarem através
das diferentes perguntas, sentindo-se desejadas e participativas.
Vitória, quarta-feira, 28 de fevereiro de
2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário