Um Novo Avião
Certa vez escrevi à EMBRAER (quando
ainda era estatal) dando idéia de fazerem jatos pequenos para os executivos,
presidentes de companhias e presidentes de repúblicas, chefes de governo.
Escrevi lá por 1988, é preciso ver a produção da EMBRAER depois disso (qual é a
geo-história dela antes e depois de 1988?), mas parece que seguiram a dica.
OS
AVIÕES ATUAIS
·
Foram
ficando cada vez maiores, para caber mais passageiros (300, 400, 500, 600 ou
mais);
·
São
superpesados, precisam de motores imensos que estrondeiam o ar perto de onde
passam, prejudicando a audição das pessoas;
·
Por
vezes aviões assim tão gigantescos viajam com muitas cadeiras vazias;
·
Custam
muito caro, só companhias grandes podem arcar;
·
Depois
do 11 de setembro de 2001 as condições de turismo mudaram;
·
Alternativamente
demandam mais tempo para preencher a quota ou carga;
·
Não
podem atingir velocidades grandes;
·
Muitas
outras razões que os tecnocientistas apresentarão.
A
CHANCE DOS AVIÕES PEQUENOS
·
Podem
ser pequenos, como motores pequenos mais fáceis de construir e trocar para
reparos;
·
Cabem
em hangares menores, até empilhados;
·
O
barulho sobre as cidades e bairros seria menor, poderiam ficar em aeroportos
mais próximos;
·
Se
fossem VTOL poderiam levantar vôo dos bairros mesmo;
·
As
cargas ou quotas - como para ônibus menores -completariam mais cedo e poderiam
ir e vir mais rápido;
·
Muitos
outros motivos.
Eles poderiam ser mais curtos e mais
largos, dando mais comodidade aos passageiros em poltronas verdadeiramente mais
largas, como as de primeira classe.
COMPARAÇÃO
COMPRIMENTO E LARGURA
Comprimento
|
Largura
|
|||
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Enfim, seriam curtos e chatos,
pequenos e pouco altos, gênero crescente de economia em favor do cliente.
Vitória, sábado, 06 de janeiro de
2007.
AIRBUS
A-380 (ônibus
aéreo, a massificação da aviação)
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EMBRAER
Embraer
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Embraer Legacy
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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