segunda-feira, 18 de junho de 2018


Um Novo Avião

 

Certa vez escrevi à EMBRAER (quando ainda era estatal) dando idéia de fazerem jatos pequenos para os executivos, presidentes de companhias e presidentes de repúblicas, chefes de governo. Escrevi lá por 1988, é preciso ver a produção da EMBRAER depois disso (qual é a geo-história dela antes e depois de 1988?), mas parece que seguiram a dica.

OS AVIÕES ATUAIS

·       Foram ficando cada vez maiores, para caber mais passageiros (300, 400, 500, 600 ou mais);

·       São superpesados, precisam de motores imensos que estrondeiam o ar perto de onde passam, prejudicando a audição das pessoas;

·       Por vezes aviões assim tão gigantescos viajam com muitas cadeiras vazias;

·       Custam muito caro, só companhias grandes podem arcar;

·       Depois do 11 de setembro de 2001 as condições de turismo mudaram;

·       Alternativamente demandam mais tempo para preencher a quota ou carga;

·       Não podem atingir velocidades grandes;

·       Muitas outras razões que os tecnocientistas apresentarão.

A CHANCE DOS AVIÕES PEQUENOS

·       Podem ser pequenos, como motores pequenos mais fáceis de construir e trocar para reparos;

·       Cabem em hangares menores, até empilhados;

·       O barulho sobre as cidades e bairros seria menor, poderiam ficar em aeroportos mais próximos;

·       Se fossem VTOL poderiam levantar vôo dos bairros mesmo;

·       As cargas ou quotas - como para ônibus menores -completariam mais cedo e poderiam ir e vir mais rápido;

·       Muitos outros motivos.

Eles poderiam ser mais curtos e mais largos, dando mais comodidade aos passageiros em poltronas verdadeiramente mais largas, como as de primeira classe.

COMPARAÇÃO COMPRIMENTO E LARGURA

Comprimento
Largura

 
 
 
 
 


Enfim, seriam curtos e chatos, pequenos e pouco altos, gênero crescente de economia em favor do cliente.

Vitória, sábado, 06 de janeiro de 2007.

 

AIRBUS A-380 (ônibus aéreo, a massificação da aviação)


EMBRAER

Embraer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) é uma empresa que fabrica aviões de pequeno e médio porte (para uso na aviação regional, executiva e agrícola), além de caças militares e aviões de sensoriamento remoto e para transporte de autoridades.

Embraer Legacy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Embraer Legacy é o primeiro jato da aviação executiva da Embraer. Tendo como base de desenvolvimento o ERJ-135, foi lançado em 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário