segunda-feira, 21 de maio de 2018


Mudando o Final

 

Está lá para dentro em algum lugar, mas não consigo achar.

Contudo, tenho certeza de que o final do livro não é como o final do filme, que o mudou para pior. O final do livro é ótimo, enquanto o do filme é insosso e deselegante. No livro, ao “consertar as coisas” o herói volta para ver que mesmo assim há diferenças notáveis.

COTEJANDO LIVROS E FILMES (comparação ponto a ponto, no que divergir)

LIVRO
FILME

Deveria ser proibido mudar passagens, pois isso ofende a gente, ao autor e aos seus herdeiros. Pois o que ele imaginou como lição foi outra coisa. No filme o final é como os americanos sempre gostam, com tudo dando certo até os mínimos detalhes, sem qualquer índice do confronto.

Um livro não pode ser integralmente filmado ou apareceriam películas de 10, 15 horas ou mais, para observar todos os diálogos ou detalhes; não é isso, se trata de observar as linhas gerais de conteúdo, a lição que o autor quis deixar. Torcê-la não ajuda ninguém! É indecente você esperar aquela lição DE CONTEÚDO e aparecer outra completamente distinta. Se o conteúdo é pessimista, porque torná-lo otimista a serviço de quem quer que seja? O pessimismo era a lição da época, não pode ser mudado sem subverter o sentido geral. Se não for fazer certo não faça.

Mudar assim é estupro mental.

Vitória, quinta-feira, 26 de outubro de 2006.

 

RAY BRADBURY

O Homem Ilustrado

Por Ray Bradbury

Uma crítica de Jorge Candeias

Publicada em 21.05.2005
Os grandes escritores de ficção científica, como todos os grandes escritores, têm um punhado de obras que lhes estabelecem a fama e o estatuto dentro do gênero e na literatura, mesmo que por vezes essas obras sejam acompanhadas nas suas bibliografias de obras menores, em que o gênio se dilui na falta de qualquer coisa, ou até, em certos casos, de muita coisa.
Ray Bradbury é um desses escritores

Ficção científica Soft

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ficção cientifica Soft ou FC 'soft' é um sub-gênero da Ficção científica cujas tramas e temas tendem a focar nos personagens humanos, seus relacionamentos e sentimentos, enquanto colocam em segundo plano os detalhes do instrumental tecnológico e leis físicas.
A primeira onda de ficção científica brasileira
Sábado, 19 de agosto de 2006
Roberto de Sousa Causo

O FILME

O Som do Trovão
No futuro ricos executivos viajam no tempo para caçar dinossauros, por puro esporte. Quando um acidente acontece, o líder de um grupo precisa viajar ao passado para colocar tudo em sua ordem normal. Dirigido por Peter Hyams (Fim dos Dias) e com Edward Burns e Ben Kingsley no elenco.

As Maçãs Douradas do Sol

Por Ray Bradbury

Uma crítica de Jorge Candeias

Publicada em 16.09.2001
Republicada em 13.07.2003
É verdade, o livro é antigo. Foi pela primeira vez editado em 1952, e à boa maneira FC reúne 22 contos publicados anteriormente nas revistas da época. Estava-se em plena "Golden Age", e as revistas enchiam-se de fantasias espaciais repletas de heróis musculados e garotas de formas voluptuosas que arregalavam os olhos perante os disparos de armas laser nas margens dos canais de Barsoom.

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