Sertão Clássico que
Aqui Jazz
Penso que faria todo
sentido investir até muito dinheiro não propriamente na música caipira ou
sertaneja, porque felizmente isso já é feito, mas em duas versões suas:
a) SERTÃO
CLÁSSICO: que
consistiria em tocar o caipira com orquestras completas, fazendo as devidas
adaptações, de modo que os das elites pudessem assim ouvir, inclusive fora do
Brasil;
b) SERTÃO
JAZZÍSTICO (o
jazz já é o sertanejo americano urbanizado tornado clássico com pistões,
clarinetes, saxes e outros sopros): esses e outros instrumentos, agora sob o
abrandamento da Bossa Nova, quer dizer, uma BN da música sertaneja.
A
SOM E A FIGURA DO SERTANEJO
(isso também deve ser supertrabalhado – é um valor autenticamente brasileiro,
que não foi repetido em lugar nenhum do mundo)
a)
O antigo e o atual:
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b)
Duas figuras:
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Em resumo, há muito que fazer, demais
até. Para isso é preciso grandeza de visão de investir nas 22 tecnartes do
sertão, tornando-o grande em expressão*0 como já é em atualização por tanta
gente esforçada que continua acreditando em sua cultura-do-sertão, quer dizer,
nesse Brasil sertanejo ou caipira, do interior.
Vitória, domingo, 01 de maio de 2005.
ALGO
SOBRE A INTERIORIZAÇÃO
(isso precisa ser estudado e MUITO filmado)
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A
penetração no interior do Brasil
No século
XVII os portugueses da Bahia penetraram no Interior do Brasil, não apenas
seguindo o curso do rio São Francisco, que era como uma larga estrada aberta,
como também outros rios menores em direção ao Piauí, em busca de uma
comunicação terrestre com o Maranhão.
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Música sertaneja
Denominação genérica de toda música popular com características rurais, que utiliza violas caipiras, acordeons e vocalização em terças paralelas – as melodias das duas vozes se mantêm separadas pela mesma distância na escala. As letras invocam os aspectos bucólicos e românticos da paisagem, das pessoas e da vida interiorana. © Copyright 2001 by EncBrasil, Inc. Todos os direitos reservados. |
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Música Caipira
O Brasil do interior soa nas cordas de uma viola
Os cantos religiosos dos jesuítas e as modinhas trazidas pelos
portugueses colonizadores misturaram-se à música e à dança dos índios
senhores das terras recém-descobertas.
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