quinta-feira, 21 de setembro de 2017


Sertão Clássico que Aqui Jazz

 

                            Penso que faria todo sentido investir até muito dinheiro não propriamente na música caipira ou sertaneja, porque felizmente isso já é feito, mas em duas versões suas:

a)      SERTÃO CLÁSSICO: que consistiria em tocar o caipira com orquestras completas, fazendo as devidas adaptações, de modo que os das elites pudessem assim ouvir, inclusive fora do Brasil;

b)     SERTÃO JAZZÍSTICO (o jazz já é o sertanejo americano urbanizado tornado clássico com pistões, clarinetes, saxes e outros sopros): esses e outros instrumentos, agora sob o abrandamento da Bossa Nova, quer dizer, uma BN da música sertaneja.

A SOM E A FIGURA DO SERTANEJO (isso também deve ser supertrabalhado – é um valor autenticamente brasileiro, que não foi repetido em lugar nenhum do mundo)

a)      O antigo e o atual:


b)     Duas figuras:


Em resumo, há muito que fazer, demais até. Para isso é preciso grandeza de visão de investir nas 22 tecnartes do sertão, tornando-o grande em expressão*0 como já é em atualização por tanta gente esforçada que continua acreditando em sua cultura-do-sertão, quer dizer, nesse Brasil sertanejo ou caipira, do interior.

Vitória, domingo, 01 de maio de 2005.

ALGO SOBRE A INTERIORIZAÇÃO (isso precisa ser estudado e MUITO filmado)

A penetração no interior do Brasil
No século XVII os portugueses da Bahia penetraram no Interior do Brasil, não apenas seguindo o curso do rio São Francisco, que era como uma larga estrada aberta, como também outros rios menores em direção ao Piauí, em busca de uma comunicação terrestre com o Maranhão.

MÚSICA SERTANEJA NA INTERNET

Música sertaneja
Denominação genérica de toda música popular com características rurais, que utiliza violas caipiras, acordeons e vocalização em terças paralelas – as melodias das duas vozes se mantêm separadas pela mesma distância na escala. As letras invocam os aspectos bucólicos e românticos da paisagem, das pessoas e da vida interiorana.
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Música Caipira
O Brasil do interior soa nas cordas de uma viola
Os cantos religiosos dos jesuítas e as modinhas trazidas pelos portugueses colonizadores misturaram-se à música e à dança dos índios senhores das terras recém-descobertas.
 

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