segunda-feira, 25 de setembro de 2017


O Poder Moderador

 

AÇÚCAR = MODERADOR (na Rede Cognata) = MISTO = MORTAL = MUITO = ASSUSTADOR

NO AURÉLIO SÉCULO XXI: [Do ár. as-sukkar, 'açúcar', poss. do gr. sákcharon (cf. sacarose) < sânscr. çarkarâ, 'pedregulho'; 'grão'; 'cristais de açúcar'.] S. m. 1. Quím. Qualquer de certos carboidratos simples, ger. solúveis em água e de sabor adocicado, como a sacarose, a glicose e a frutose. 2. P. ext.  Cana-de-açúcar 3. Substância derivada do metabolismo vegetal e animal, encontrada em abundância nos frutos, no mel, no sangue, e na urina dos diabéticos; glicose (q. v.). 4. Fig. Doçura, brandura. 5. Fig.  Manha, lábia. 6. Bras.  Na zona dos engenhos e canaviais, nome de algumas danças e cantigas afro-negras. [Var. (pop.): açucre. Pl.: açúcares. Cf. açucares, do v. açucarar; assucar; e deste verbo a f. assucares.] Açúcar branco. 1. Açúcar (1), muito refinado e clarificado, em que a sacarose está presente em alto grau de pureza. Açúcar de cana. 1.              Açúcar (1). Açúcar mascavado.  1. Denominação comum aos açúcares de coloração amarelo-queimado, produzido nos engenhos e usinas. [Cf. açúcar mascavo. ]  Açúcar mascavo. 1. Variedade de açúcar mascavado (q. v.), de coloração mais intensa.  Açúcar redutor.  Quím. 1. Qualquer carboidrato (p. ex., glicose e maltose, mas não sacarose) que tem carbonila livre, aldeídica ou cetônica, facilmente oxidável e que, portanto, reage com certos oxidantes brandos como, p. ex., o reagente de Fehling.
(ô). [Do lat. moderatore.] Adj. 1. Que modera ou atenua. 2. Que reduz ou restringe. 3. Mediador (2).  [Sin., de 1 e 2: moderante, moderativo.] ~ V. poder --. S. m. 4. Aquele que modera. 5. Mediador (2). 6. Expl.  P. us.  Moderante (2). 7. Fís. Nucl.  Substância que absorve parte da energia de nêutrons rápidos, transformando-os em nêutrons térmicos.

Assim, o Poder Moderador seria o PODER AÇÚCAR = PODER NEGRO = ENERGIA MODERADORA = PODER MORTO e assim por diante. Por outro lado, açúcar = MASCAVO = NEGRO, de modo que açúcar mesmo seria só esse, os outros devendo ser adjetivados.

O que desponta da RC é que ela fornece chaves sucessivas para a compreensão (cada língua ofertando nuances profundamente sutis) do universo = ENGENHARIA = PROJEÇÃO = PROJETOS = PARADIGMAS e assim por diante.

Seria o açúcar um moderador e não e esse incrementador das atividades das crianças, como dizem? Deveriam os bioquímico-farmacêuticos analisar para fornecer pistas aos médicos.

Vitória, domingo, 15 de maio de 2005.

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