O Poder Moderador
AÇÚCAR
= MODERADOR (na Rede Cognata) = MISTO = MORTAL = MUITO = ASSUSTADOR
NO
AURÉLIO SÉCULO XXI:
[Do ár. as-sukkar, 'açúcar', poss. do gr. sákcharon (cf. sacarose) <
sânscr. çarkarâ, 'pedregulho'; 'grão'; 'cristais de açúcar'.] S. m. 1. Quím.
Qualquer de certos carboidratos simples, ger. solúveis em água e de sabor
adocicado, como a sacarose, a glicose e a frutose. 2. P. ext. Cana-de-açúcar 3. Substância derivada do
metabolismo vegetal e animal, encontrada em abundância nos frutos, no mel, no
sangue, e na urina dos diabéticos; glicose (q. v.). 4. Fig. Doçura, brandura.
5. Fig. Manha, lábia. 6. Bras. Na zona dos engenhos e canaviais, nome de
algumas danças e cantigas afro-negras. [Var. (pop.): açucre. Pl.: açúcares.
Cf. açucares, do v. açucarar; assucar; e deste verbo a f. assucares.] Açúcar
branco. 1. Açúcar (1), muito refinado e clarificado, em que a sacarose está
presente em alto grau de pureza. Açúcar de cana. 1. Açúcar (1). Açúcar mascavado. 1. Denominação comum aos açúcares de coloração
amarelo-queimado, produzido nos engenhos e usinas. [Cf. açúcar mascavo. ] Açúcar mascavo. 1. Variedade de açúcar
mascavado (q. v.), de coloração mais intensa.
Açúcar redutor. Quím. 1.
Qualquer carboidrato (p. ex., glicose e maltose, mas não sacarose) que tem
carbonila livre, aldeídica ou cetônica, facilmente oxidável e que, portanto,
reage com certos oxidantes brandos como, p. ex., o reagente de Fehling.
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(ô). [Do lat. moderatore.] Adj. 1.
Que modera ou atenua. 2. Que reduz ou restringe. 3. Mediador (2). [Sin., de 1 e 2: moderante, moderativo.] ~
V. poder --. S. m. 4. Aquele que modera. 5. Mediador (2). 6. Expl. P. us.
Moderante (2). 7. Fís. Nucl.
Substância que absorve parte da energia de nêutrons rápidos,
transformando-os em nêutrons térmicos.
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Assim, o Poder Moderador seria o PODER
AÇÚCAR = PODER NEGRO = ENERGIA MODERADORA = PODER MORTO e assim por diante. Por
outro lado, açúcar = MASCAVO = NEGRO, de modo que açúcar mesmo seria só esse,
os outros devendo ser adjetivados.
O que desponta da RC é que ela fornece
chaves sucessivas para a compreensão (cada língua ofertando nuances profundamente
sutis) do universo = ENGENHARIA = PROJEÇÃO = PROJETOS = PARADIGMAS e assim por
diante.
Seria o açúcar um moderador e não e
esse incrementador das atividades das crianças, como dizem? Deveriam os bioquímico-farmacêuticos
analisar para fornecer pistas aos médicos.
Vitória, domingo, 15 de maio de 2005.
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