O Núcleo da
Psicologia e o Segundo Degrau da Alma
Com Clara.
Entendido o segundo
degrau como o segundo de uma série que começa no ensino fundamental de oito
anos no Brasil.
No caso, no
Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia,
Ciência/Técnica) e Matemática a Ciência, na Ciência a pontescada
(Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5,
Dialógica/p.6), na pontescada a Psicologia (psicanálise ou figuras,
psico-síntese ou objetivos, economia ou produções, sociologia ou organizações,
espaçotempos ou geo-história) e nela, finalmente, em destaque a geo-história.
UM QUADRO DE PERGUNTAS
CIÊNCIA
|
DO
QUE TRATA
|
PERGUNTA
DOS JORNALISTAS
|
Psicanálise
|
Figuras
|
Quem?
|
Psico-síntese
|
Objetivos
|
Por quê?
|
Economia
|
Produções
|
Com quê?
|
Sociologia
|
Organizações
|
Como?
|
Geo-história
|
Espaçotempo
|
Quandonde? (Para decifrar O QUÊ?)
|
Isso fica posto para o segundo grau,
chamado segundo degrau porque mostra uma escada em que não se termina nunca de
subir e na qual sempre há um grau mais alto do buscar e, porisso mesmo, do
saber.
UM
QUADRO DIDÁTICO
ANO
|
MATÉRIA
|
TRATAMENTO
|
1º
|
História
|
Todo tempo do mundo
|
2º
|
Geografia
|
Me dê espaço
|
3º
|
GH
|
Uma esfera-relógio que faz o tempo
|
ALGUNS
TEMAS
·
1001
histórias e os 10.000 historiadores
·
6,5
mil histórias
·
A
mentira tradicional e os novos modos de mentir
·
A
velha e a nova história
·
As
histórias de cada um
·
Cinco
mapas-múndi e os interesses pequenininhos que se tornaram grandes
·
Coalescência
do infocontrole
·
Currículo
de história e de geografia
·
Espaço
com chave e fechadura
·
Futuros
degraus
·
GH
de pessoas e GH de ambientes
·
GH
do Conhecimento, das pontescadas, das profissões, das bandeiras
·
História
com classe e as classes da história
·
História
da pontescada
·
História
salteada
·
Indagações
sobre pontos controvertidos
·
O
começo da história (Einstein 9)
·
Paz
histórica, guerra geográfica e o equilíbrio geo-histórico
·
Pressões
historicizantes
·
Programas
de história, programas de geografia, programas de GH
·
Propriedades
do espaço e do tempo
·
Todas
as revoluções
·
Todos
os tempos e este tempo
·
Tramurdidura
do espaço
·
Muitos,
muitos outros.
PROPOSTA
GERAL
1. Três livros, um para cada tema,
correspondendo aos anos;
2. Cada capítulo terá ao final uma
abordagem crítica;
3. Em cada tópico de cada capítulo será
chamada atenção dos alunos para pontos de nosso e interesse desejavelmente
deles também.
Os livros de início não poderão ser
adotados porque não seguem o programa do MEC (Ministério da Educação e Cultura),
então deve ser lançado à margem da educação formal como proposta de debate.
Vitória, quinta-feira, 20 de janeiro
de 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário