quarta-feira, 23 de agosto de 2017


Metaformação em CG do Lagoão

 

                            Porque aconteceu desde 10 mil anos atrás é difícil ver na linha da realidade atual (todas as linhas dos presentes-passado foram trazidas até o presente-presente e estão sendo levadas um dia de cada vez até os presentes-futuro). O único jeito de ver o Lagoão de Linhares é por desenho manual ou em computação gráfica (CG) ou modelação computacional, sem figuras ou com elas, ou em 3DRV (3D, três dimensões, e RV, realidade virtual), podendo-se passear em volta dela com óculos especiais, ou até andar de barco na água virtual, ou passear de avião, ou mergulhar.

                            Se isso fosse feito seria deslumbrante, é claro.

                            Porque, de repente, ali onde nada vemos em Linhares se abriria um passado por demais surpreendente, com uma Lagoa imensa de mais de dois mil km2 e até o dobro disso, não sei, porque aquele valor eu medi, enquanto o verdadeiro tamanho está por ser descoberto. E ao mostrar o Lagoão de Linhares estaremos no exemplo único dando a ordem geral de formação, guiando-se por ele os pesquisadores & desenvolvedores para modelar os demais, onde os dados de campo pudessem ser proporcionados como guias.

                            O PALCO DO LAGOÃO (as crianças amariam)


Ele poderia ser renovado ano após ano, melhorando cada vez mais até ser quase indistinguível da realidade. Fundindo os desenhos das 69 lagoas atuais com as virtuais do passado passaríamos do virtual ao real com tranqüilidade, sem solução de continuidade, numa transição suave; conforme a capacidade crescente, até de forma suavíssima. Poderia passar o filme do documentário em escolas, fábricas, repartições (governamentais e empresariais), poderia ser discutido e sem dúvida alguma levaria o tempo do Espírito Santo de 500 anos atrás, na descoberta do Brasil por Cabral, até 10 mil anos passados e daí para tempo muito mais recuado, pois com certeza as pesquisas continuariam.

Do Lagoão de Linhares iríamos até todos os demais na Terra e até em qualquer planeta no universo, abrindo um novo espaçotempo de P&D (pesquisa e desenvolvimento) em CG. Depois que as esperadas brilhantes inteligências aderissem ao programa, juntando recursos do mundo inteiro, as coisas prosperariam muito rapidamente, várias ordens de grandeza multiplicando a iniciativa isolada.

Vitória, quinta-feira, 13 de janeiro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário