segunda-feira, 21 de agosto de 2017


Esquemática do Segundo Degrau

 

                            Para o livro de matemática do segundo grau, sabendo que matemática = ESQUEMÁTICA (0/SQMTC = MTMTC), podemos usar tal nome, ESQUEMÁTICA, a TEORIA DOS ESQUEMAS (= mathemas, nome grego de onde proveio matemática) para tirar as pessoas do medo-pânico que têm da matemática, quer dizer, puxá-las de sua agonia para uma nova visão; quando perceberem, já terão sido absorvidas pelos temas.

                            E “segundo degrau”, em vez de segundo grau, implicará na existência de uma escada, havendo um primeiro e um terceiro degraus, e provavelmente muitos mais, como há de fato, isto é, como viu Gabriel, terminar o segundo grau não significa que se terminou a seqüência, só que se deu um passo – é possível continuar subindo indefinidamente. E pressupõe que um primeiro passo para diante e para cima tenha sido dado, ou seja, o passo para diante significa quantidade (prática) e o passo para cima qualidade (compreensão teórica). Anda-se na prática para diante e sobe-se na teoria para cima: respectivamente progressão e promoção.

                            À esquemática-de-segundo-degrau segue-se a esquemática-de-terceiro-degrau (universidade, curso superior), a esquemática-de-quarto-degrau (mestrado, mais superior ainda), a esquemática-de-quinto-degrau (doutorado), a esquemática-de-sexto-degrau (pós-doutorado) e assim por diante. Então, vem de trás e vai para frente, indefinidamente para frente tanto quanto se queira ou se possa ir, em tese caminhando para sempre até o não-finito.

                            A esquemática-de-primeiro-degrau, do primeiro grau, ensino fundamental de oito anos no Brasil, é a primeira, havendo um zero em que nada da matemática natural foi aprimorado. A do primeiro degrau é o primeiro aprimoramento, o intróito, seguindo-se muitas possibilidades. Se você vê como primeiro grau dirá que são oito anos, o que parecerá muito e não te estimulará a ir adiante; se vê como o primeiríssimo degrau, um só, verá que o segundo é também soma pequena, não muito grandiosa, e desejará talvez continuar: até onde isso vai dar?

                            O QUE CONSEGUIMOS

·       Tirar o medo da matemática, fazendo uma transformada e mudando o nome para ESQUEMÁTICA, a prateoria da construção de esquemas;

·       Dar ideia de sequência indefinida com começo, porém sem término de aprendizado.

Vitória, sexta-feira, 07 de janeiro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário