segunda-feira, 21 de agosto de 2017


Dois Chilenos que se Deram Bem

 

                            Humberto Maturana e Francisco J. Varela são chilenos (tinha pensado que fossem americanos de origem mexicana) e se deram bem pelo mundo afora – tendo se destacado bastante. Suas biografias não constam nem da Microsoft Encarta Encyclopedia Deluxe 2004 nem da Enciclopédia Microsoft Encarta, de 2002.

                            É tão raro que qualquer latino e mais ainda os sulamericanos se destaquem, mormente os brasileiros, que é mesmo um prazer ver dois (parece que os chilenos vêm se destacando muito nos EUA, de três modos, o primeiro em razão do remorso da esquerda, o segundo em virtude do estímulo da direita à socioeconomia chilena via Escola de Chicago e a terceira por mérito mesmo) se dando tão bem.

                            Eis aí o que a competência bem treinada pode fazer.

                            A CONSCIÊNCIA BEM TREINADA                  

AUTOR
FORMAÇÃO INICIAL
FORMAÇÃO COMPLETADA
Maturana
Medicina no Chile
Inglaterra e PhD em biologia em Harvard nos EUA em 1958
Varela
?
PhD em biologia em biologia em Harvard em 1970

Em resumo, os EUA impulsionam mesmo as carreiras. Calha que os dois se formaram em Harvard e são agora expoentes no mundo inteiro, mesmo provindo de um país da América Latina.

Vitória, quinta-feira, 06 de janeiro de 2005.

 

UM TEXTO SOBRE MATURANA À GUISA DE BIOGRAFIA
Humberto Maturana e o espaço relacional da construção do conhecimento
Muitas são as definições que pretendem explicar o que seja o conhecimento. Certamente, cada uma delas apresenta avanços e limites neste intento. Merecem atenção, entretanto, as definições que, em sua estrutura, histórico de pesquisa e vivência englobam mais amplamente as áreas da vida humana.
NÃO TENDO A BIOGRAFIA DE VARELA VAI UM TEXTO
O cérebro e o pensamento
Tradução de Monah Winograd
Minha contribuição nesta celebração é bastante simples: eu desejo propor uma leitura nova de um texto de Georges Canguilhem intitulado “O cérebro e o pensamento”, me beneficiando assim do distanciamento de dez anos que decorreram depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário