segunda-feira, 14 de agosto de 2017


Até os Excelentes Falham

 

O livro de James Rickards, O Caminho para a Ruína (O plano secreto das elites globais para a próxima crise financeira), São Paulo, Empiricus, 2017, s/d do original, é, na minha opinião, excelente, um dos poucos autores que viram a próxima crise em toda a sua dimensão trágica-planejada; sem falar que ele, mais raramente ainda, se coloca com os sofredores.

Não se trata de sempre procurar erros, já há gente fazendo isso à larga, não está nas minhas capacidades seguir essa trilha, pelo contrário, procuro sempre ressaltar o lado bom de todos e cada um, exceto quando, procurando muito tal lado benigno, só encontro malignidade em certos literatos ou desenhistas, como já tratei em Livros Malignos.

NO CASO DELE SE TRATA DE DESVIOS DIALÓGICOS

PÁGINA.
CITAÇÃO.
COMENTÁRIO.
254
“A complexidade mata”.
De modo nenhum, o MP Modelo Pirâmide diz que tanto a simplicidade quanto complexidade matam e fazem viver. Por exemplo, o homem é complexo, a mulher é complexa, juntos compõem o homulher, a família que faz bebês, que são mais simples e se tornam mais complexos: são complexidades e fazem viver. É cíclico.
262
“No mundo real, o comportamento raramente é racional, conforme a racionalidade definida pelos economistas”.
Os economistas estão errados, é porisso que a psicologia ou humanidade é chamada de racional: poderíamos dizer BAIXA RACIONALIDADE na curva do sino. As pessoas sequer poderiam trabalhar se pensassem o tempo inteiro. Poderíamos dizer que as pessoas têm um CONE DE DISCIPLINA RACIONAL: para comprar pão na padaria você não precisa apelar para cone amplo, ao passo que a sócioeconomia espacial exige um amplíssimo.
264
“O mesmo pode ser dito de Sir Isaac Newton, cuja ideias sobre a mecânica foram superadas pela relatividade de Albert Einstein”.
Não foram, Newton trata do absoluto e Einstein do relativo, são polos opostos-complementares, estamos no meio. São dois lados da mesma moeda, tratamentos diferentes, seria como dizer que a banana superou a melancia.

Coisinhas “miúdas” assim, mas que tem significado teórico fundamental, daí a necessidade de abordar.

Excelente livro, recomendadíssimo.

Vitória, segunda-feira, 14 de agosto de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário