Matemática da
Transferência Pedagógica
OS
MATEMÁTICOS E OS TECNOCIENTISTAS JÁ ESTUDARAM MUITA COISA (menos a transferência do
Conhecimento: Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, ciência/Técnica
e Matemática)
REAL
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MATEMÁTICA
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Acesso
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Teoria das Filas, Teoria dos Grafos
|
Contagem
|
Teoria dos Números
|
Desordem
|
Teoria do Caos
|
Jogos
|
Teoria das Probabilidades, Teoria
dos Jogos
|
Ordenamento
|
Teoria dos Sistemas
|
E muita coisa mais,
a lista é infindável.
Só não estudaram a
transferência do Conhecimento, embora exista uma Teoria da Informação (que não
é a mesma coisa). As taxas de transferência, velocidades de passagem do saber,
não são estudadas; não colocaram numa matriz as equações de relação entre o
professor, entidade que transfere seus condicionamentos, e o aluno, entidade
que recebe-rejeita o pacote de dados. Qual seria o rendimento minimax (máximo
com o mínimo) para cada conjunto de aprendizes e cada mestre, conforme os
elementos de composição de uns e outro? Os estatísticos deveriam ter entrado
nessa seara há muito tempo e não o terem feito só provoca descontentamento. As
perdas não são apenas irreparáveis, constrangem e encabulam a gente. Parece ser
matemática menor apenas porque não foi tratada ainda, pois é matemática da
psicologia, que está oculta.
Tentei com a SCTE
(sala, cadeiras e telão de ensinaprendizado) sugerir qualquer coisa, mas essa
será apenas solução técnica, não será científica, pois não vai aos fundamentos;
é uma escolha como outra qualquer, não é taxativamente a melhor escolha. Os
matemáticos precisam se pronunciar.
Vitória,
segunda-feira, 20 de setembro de 2004.
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