Favos-Ritos
Na hora de
classificar os favoritos da Internet os programas não oferecem uma
categoriz/ação, ato permanente de colocar em categorias ou boxes ou caixas
classificatórias que excluíssem as dúvidas. Não temos
ritos-de-colocar-em-favos, como os de mel das abelhas, que poderiam ser
hexagonais também, isto é, terem seis ângulos e seis lados ou caixas ou
estojos.
Como sempre o modelo
oferece automaticamente um molde.
MOLDE PSICOLÓGICO
·
Caixa das figuras ou psicanálise (todas as PESSOAS – indivíduos,
famílias, grupos e empresas - e todos os AMBIENTES, por seus representantes –
de cidades/municípios, estados, nações e mundo – com quem quiséssemos falar,
por exemplo, através de e-mails ou correio eletrônico ou e-correio);
·
Caixa dos objetivos ou psico-sínteses (aquelas coisas que queremos fazer);
·
Caixa das produções ou economias (nosso envolvimento com a
agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos);
·
Caixa das organizações ou sociologias (as instituições a que estamos
ligados:
·
Caixa dos espaços (lugares interessantes, digamos para
sair de férias);
·
Caixa dos tempos (nossos compromissos diários que não
se encaixem acima).
De fato, os Favoritos não foram
bem-tratados, foram mal-tratados, o que é um aborrecimento a mais.
BEM-TRATANDO
AS FIGURAS
(apontando e levando diretamente para essas classes)
·
Bandeira
do Labor (operários, intelectuais, financistas, militares e burocratas);
·
Bandeira
do Sexo Virtual, de Internet (como já desenhei nestes textos);
·
Bandeira
da Proteção (lar, armazenamento, saúde, segurança e transportes);
·
Outras.
Deveríamos usar o sistema equivalente
à bandeira do Brasil – quatro vértices e um centro (figuras, objetivos,
economias, sociologias, espaçotempos ou geo-histórias), depois subdivididos e
assim por diante. De tal modo que teríamos quatro retângulos nos cantos e um
losango no centro. Poderíamos ter, dentro de um retângulo, Miniaturas, Lado a
Lado, Ícones, Lista e Detalhes, ou como fosse.
O fato é que a gente não acha o que
quer nas listas de favoritos que vão comportando cada vez mais sites ou sítios
e vão ficando sempre mais indecifráveis. Enfim, é perda de tempo.
Como é sabido quem é capaz de poupar
tempo às pessoas ganha rios de dinheiro, porque as pessoas compram o programa
organizador. É interessante que a Microsoft, proprietária do Windows/Janelas
não tenha visto logo. Claro, ela não tem o modelo para classificar, mas mesmo
assim poderia ter feito qualquer coisa de útil. O programa se encarregaria de
sondar o sítio ou e-mail e automaticamente jogar onde fosse o caso, sujeito a
ser movido pela preferência do usuário, que, no entanto, estaria sujeito a não
achar (porque o modelo de fato é extraordinariamente potente).
Resumindo:
1) Você encontra a página que quer;
2) Clica em favoritos e o programa faz o
resto;
3) A um pedido, apertando no retângulo
correspondente nos quatro cantos, ou no centro, você obteria uma panorâmica de
tudo, apertando no que desejasse.
Vitória, segunda-feira, 01 de março de
2004.
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