A Pequena Ética como
Serviço de Classe
Foi a Danusa Leão
que lembrou a mim que a etiqueta é a pequena ética, enquanto, naturalmente, a
ética é a grande etiqueta.
A grande etiqueta, a
geral mesmo, ultrapassa a dimensão de classe da guerra de classes PORQUE é
justamente referência geral, apela àquele Sumo Bem de que falou Platão, ao perguntar
das dimensões máximas, das razões permanentes que devem nos guiar.
A etiqueta, a
pequena ou diminuta ética, é apenas a seleção natural dos trejeitos de classe,
agoraqui das elites dominantes dentro do conjunto da burguesia. Vigia os gestos
e não os conteúdos deles, a forma e não a estrutura ou idéia, a superfície e
não o conceito, o exterior e não o interior. Apela para a “boa formação”, o que
quer que seja isso, muito discutível, para con-formar os inconformados. Diz
como devem se comportar uns e outros, a partir de uma PEQUENA NORMA em processo
de evolução.
Isso evolveu na
mesopirâmide, indo cada vez mais alto nas PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos
e empresas) e nos AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações e mundo, agora
em processo de globalização de tudo, inclusive da etiqueta); quanto mais alto
vai, menos é deixado ao indivíduo, habilitando-se no mais alto contra o mais
baixo, retirando-lhe liberdade para incorporar aqueles conceitos DISTANCIADORES
de classe, quer dizer, o que é ou não permitido fazer PARA MANTER DISTÂNCIA
visual dos pobres e miseráveis.
Desde criancinhas os
da burguesia vão aprendendo os gestos internacionais sancionados que distinguem
suas classes de ricos e médios-altos das demais. Esse serviço se classe é,
pois, o da exclusão, que os de baixo, a quase generalidade, menos os
resistentes, deseja aprender, com essas claudicantes e ridículas aulas de
etiqueta que são publicadas pela Capricho e são seguidas pelas senhoras da
periferia com reverência e temor.
É de rir.
Não obstante, não é
analisado pela Academia como evento externo alienado e alienante. Essa
psicologia DE TRAVESTIMENTO, de sobreposição como que de uma capa, de uma máscara
de classe, passa longe dos santos redutos universitários.
Vitória,
quinta-feira, 29 de maio de 2003.
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