domingo, 19 de fevereiro de 2017


A Geração da Matéria

 

                            Diz Mário Ferreira dos Santos em seu livro já citado, p. 173/4:

                            “Quanto ao argumento aristotélico de que a matéria, para Platão, é inegendrada, e, se é tal, nunca foi criada, Simplicius responde com estas palavras, que reproduzimos:

                            “Mas, se a matéria é inegendrada, dizem alguns, e imperecível, por que não é ela também uma espécie de Princípio Primeiro como Deus? Com efeito, se ela tivesse sido derivada de Deus, ela não seria inegendrada. Contudo, o que Aristóteles designa por inegendrado, não é o que depende de uma causa, mas o que não vem-a-ser a partir de um começo temporal, é o que ele manifesta no fim desse tratado. Ele mostra que o movimento também é inegendrado e imperecível, embora tenha ele dito que todo movido o é por uma causa. Ademais, da mesma maneira, ele diria inegendrados também as propriedades comuns às Formas, de maneira que determinaria, assim, uma multiplicidade de princípios primeiros”.

                            Ah! - veja, se a matéria, o movimento e mais um monte de coisas for inegendrado, haverá multiplicação dos “primeiros princípios”, que deslocariam Deus, o real primeiro movente.

                            Acontece que a Rede Cognata nos permite reunir os conceitos, porque matéria = MODELO = ENERGIA = MOVIMENTO = MOVENTE, etc. Tenho chamado de maternergia a união de matéria e energia, mas no final elas são a mesma coisa, a gente devendo passar a um novo duplo ou par polar oposto/complementar, matéria/amatéria, porque, neste caso, matéria = ENERGIA = MODELO = MUNDO = MORTO, etc., e amatéria = PIRÂMIDE = PLANETA = HORIZONTE, etc. Assim, teríamos os planetas, que são vivos, e tudo que está fora, que é morto. No Sistema Solar a Terra é planeta, portanto viva, o resto é mundo, morto, sem vida.

                            Podemos pensar que o duplo = DIPOLO = DOIS = DEUS, enquanto tríade, terceiro motor viável, seja matéria/amatéria, do qual sai matéria ou energia ou movimento, dele saindo também o contrário da matéria, a não-matéria, a amatéria, que é parada = PIRÂMIDE, sem-movimento.

                            O movimento é inaugurado junto com o não-movimento, o que quer que signifique isso, pelo duplo ou DEUS, que é ambas as coisas. Assim sendo, a matéria ou energia ou movimento é inaugurada ou engendrada na explosão do Big Bang (Grande Explosão, precedida do Grande Estresse – o Buraco Branco, a Boca Branca que cospe o universo). Não é, de fato, o primeiro princípio.

                            Vitória, quinta-feira, 22 de maio de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário