Lá de Fora Até Tão
Dentro Quanto Possível
Nosso objetivo é tanto quanto possível
imaginar o pluriverso e ver o universo até quando ele chega a nós e ao nosso
modo de entender.
TENT/ATIVA
1.
Modelo Pirâmide (1992 a 2001), 21,6 mil páginas;
2.
Textos
intermediários (Expresso 222...,
Material Sensível, 175 + 3 Cartilhas e outros: de 2001 a 2012);
3.
O
pluriverso enquanto ideia: do pluriverso até a reunião dos pares polares
oposto-complementares no livrinho de 31 artigos Discutindo a Criação (2012).
DESDE
O FUNDO AMBIENTAL ATÉ NOSSAS CABEÇAS MÍNIMAS
a) O pluriverso nós não vemos;
b) O universo, até termos chegado ao
equivalente racional do fim da nossa Idade Média, ao nascimento da tecnociência,
a Galileu e seu telescópio não podemos ver nem “as quatro luas” de Júpiter;
c) Começa lá de trás o aprofundamento do
conhecimento (mágico-artístico, teológico-religioso, filosófico-ideológico,
científico-técnico e matemático);
d) esse “lá de trás” vem dos 3,8 bilhões
de anos da Vida, dos 100 milhões de anos dos primatas, dos 10 milhões de anos
dos hominídeos, dos 300 mil anos dos NEMAY (neandertais de Eva Mitocondrial +
Adão Y), dos 80 mil anos dos CROM (CRO-magnons), dos 12 mil anos desde a
primeira cidade (Jericó), dos 5,5 mil anos da invenção da escrita, da
Antiguidade, da Idade Média, da Idade Moderna, da Idade Contemporânea, da Idade
Pós-contemporânea (que coloquei em 1991) – toda essa epopéia acumulativa que
consumiu 100 bilhões de seres humanos, dos quais sete bilhões estão vivos;
e) Estamos no universo, num
superaglomerado dele, deste num aglomerado, dele numa galáxia (a Galáxia, a Via
Láctea), nela numa especial constelação na borda, nesta num sistema estelar (o
sistema solar, o sistema do Sol; do qual faz parte a Terra, onde estamos);
SAGAN
|
COSMOS,
a série dele, agora plenamente insuficiente:
|
![]() |
![]() |
f) Denominei Bandeira Elementar o
conjunto dos “elementos” (ar, água, terra/solo, fogo/energia e no centro do
quadrado a Vida): é aquilo na qual nós peixes racionais nadamos – na atmosfera,
nos oceanos, nos continentes dependendo de energia;
g) a Terra percorreu um caminho até
montar a racionalidade, o que está retratado no 29º livro, Discutindo a Criação, não vou repetir aqui, mas no resumo
científico é isto:
RITMO
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MONTAGEM
DA/DE:
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TEMPO
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Geológico
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Terra
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13,73 a 3,8 bilhões de ano
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Paleontológico
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Vida
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3,8 bilhões de anos
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Antropológico
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Primatas e hominídeos
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100 milhões de anos
|
Arqueológico
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NEMAY (neandertais de Eva
Mitocondrial + Adão Y) e CROM (CRO-magnons)
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300 e 80 mil anos, até Jericó há 12
mil anos
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Geo-histórico
|
Introdução escrita e da memória
externa
|
5,5 mil anos
|
h) Não é só que a humanidade tenha
passado de 10 milhões para sete mil milhões em 5,5 mil anos, multiplicando por
700, O QUE INTERESSA MESMO É A EXPONENCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GUARDADO, que
as pessoas ao nascer não precisam remontar do zero (trabalhei isso
demoradamente no modelo pirâmide):
APRENDIZADO
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PONTE
PEDAGÓGICA
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ENSINO
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Pelos professores
|
Aos alunos
|
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PASSADO
QUE ESTÁ MORRENDO
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![]() |
FUTURO
QUE ESTÁ RENASCENDO
|
i)
o
ensinaprendizado (unido pela ponte pedagógica) é o modo baixo, de que a
epistemologia (estudo do conhecimento) é o modo alto:
EPISTEMOLOGIA
|
![]() |
ENSINAPRENDIZADO
|
j)
Temos
de super-montar, montar acima, por meio da inteligência adquirindo, e através
da memória guardando - por exemplo, em bibliotecas (públicas e particulares,
inclusive estocagem de jornais e demais expressões da mídia) e em museus:
PASSADO
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PRESENTE
|
FUTURO
|
Professor
|
Professoraluno
(Ensinaprendizado)
|
Aluno
|
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![]() |
Nadica mesmo (mas é ele que vai se
sustentar)
|
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TECNARTES
INTERPRETATIVAS (22):
· VISÃO: 7
· AUDIÇÃO: 2
· PALADAR: 4
· OLFATO: 1
· TATO: 8
|
|
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CONHECIMENTO (9):
·
Magia-Arte;
·
Teologia-Religião;
·
Filsofia-Ideologia;
·
Ciência-Técnica;
Matemática.
|
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k) As pessoambientes agem
politicadministrativamente nos governempresas para alterar o mundo:
Governos
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G/E
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Empresas
|
Política
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P/A
|
Administração
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AMBIENTES
|
P/A
|
PESSOAS
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5. cidades-municípios;
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1. indivíduos;
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6. estados;
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2. famílias;
|
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7. nações;
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3. grupos;
|
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8. mundos.
|
4. empresas;
|
l)
a
psicologia perceptiva:
l.1) psicanálise ou psicologia de
figuras: quem?
l.2) psico-síntese ou psicologia de
objetivos: por quê?
l.3) economia ou psicologia da produção:
com quê?
l.4) sociologia ou psicologia da
organização: como?
l.5) geo-história ou psicologia do
quando-onde: o quê?
Não há explicação completa do
funcionamento do mundo, tal como o vi a partir da construção do modelo pirâmide,
e porisso mesmo não nos apaixonamos - nem crianças nem adultos - por todas
essas maravilhas!
Enquanto humanidade, primeiro vivemos
no campo, construímos desde 12 mil anos a primeira das cidades e depois centenas
de milhares delas com milhões de bairros e quadras e ruas e casas. Prosperamos
individual e coletivamente, construímos com nossas inteligências zilhões de
memórias com as quais alimentamos as novas gerações, os novos engajamentos, as
novas participações.
Estando o pluriverso fora do alcance
da racionalidade, o universo pergunta diretamente a nós racionais se
compreendemos.
Depois de um périplo essa pergunta chega
à geologia e já dentro da Terra passa pela paleontologia e por tudo o mais, fazendo
as perguntas mais importantes e interessantes somente há 12 mil anos com
Jericó, 5,5 mil anos a partir da escrita, 500 anos com a assunção da
tecnociência.
Quão pouco tempo é em topos esses
éons!
Que aventura maravilhosa!
Por que não somos capazes de mostrar essas
coisas a todos, especialmente às crianças? Como é que não conseguimos
interessar?
É assustador.
Algo de tão belo e não somos capazes
de ficar alumbrados, iluminados, vibrantes. Nem de comunicar.
Serra, quarta-feira, 16 de maio de
2012.
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