quarta-feira, 3 de outubro de 2018


Lá de Fora Até Tão Dentro Quanto Possível

 

Nosso objetivo é tanto quanto possível imaginar o pluriverso e ver o universo até quando ele chega a nós e ao nosso modo de entender.

TENT/ATIVA

1.             Modelo Pirâmide (1992 a 2001), 21,6 mil páginas;

2.             Textos intermediários (Expresso 222..., Material Sensível, 175 + 3 Cartilhas e outros: de 2001 a 2012);

3.            O pluriverso enquanto ideia: do pluriverso até a reunião dos pares polares oposto-complementares no livrinho de 31 artigos Discutindo a Criação (2012).

DESDE O FUNDO AMBIENTAL ATÉ NOSSAS CABEÇAS MÍNIMAS

a)      O pluriverso nós não vemos;

b)     O universo, até termos chegado ao equivalente racional do fim da nossa Idade Média, ao nascimento da tecnociência, a Galileu e seu telescópio não podemos ver nem “as quatro luas” de Júpiter;

c)      Começa lá de trás o aprofundamento do conhecimento (mágico-artístico, teológico-religioso, filosófico-ideológico, científico-técnico e matemático);

d)     esse “lá de trás” vem dos 3,8 bilhões de anos da Vida, dos 100 milhões de anos dos primatas, dos 10 milhões de anos dos hominídeos, dos 300 mil anos dos NEMAY (neandertais de Eva Mitocondrial + Adão Y), dos 80 mil anos dos CROM (CRO-magnons), dos 12 mil anos desde a primeira cidade (Jericó), dos 5,5 mil anos da invenção da escrita, da Antiguidade, da Idade Média, da Idade Moderna, da Idade Contemporânea, da Idade Pós-contemporânea (que coloquei em 1991) – toda essa epopéia acumulativa que consumiu 100 bilhões de seres humanos, dos quais sete bilhões estão vivos;

e)     Estamos no universo, num superaglomerado dele, deste num aglomerado, dele numa galáxia (a Galáxia, a Via Láctea), nela numa especial constelação na borda, nesta num sistema estelar (o sistema solar, o sistema do Sol; do qual faz parte a Terra, onde estamos);

SAGAN
COSMOS, a série dele, agora plenamente insuficiente:

f)       Denominei Bandeira Elementar o conjunto dos “elementos” (ar, água, terra/solo, fogo/energia e no centro do quadrado a Vida): é aquilo na qual nós peixes racionais nadamos – na atmosfera, nos oceanos, nos continentes dependendo de energia;

g)     a Terra percorreu um caminho até montar a racionalidade, o que está retratado no 29º livro, Discutindo a Criação, não vou repetir aqui, mas no resumo científico é isto:

RITMO
MONTAGEM DA/DE:
TEMPO
Geológico
Terra
13,73 a 3,8 bilhões de ano
Paleontológico
Vida
3,8 bilhões de anos
Antropológico
Primatas e hominídeos
100 milhões de anos
Arqueológico
NEMAY (neandertais de Eva Mitocondrial + Adão Y) e CROM (CRO-magnons)
300 e 80 mil anos, até Jericó há 12 mil anos
Geo-histórico
Introdução escrita e da memória externa
5,5 mil anos

h)     Não é só que a humanidade tenha passado de 10 milhões para sete mil milhões em 5,5 mil anos, multiplicando por 700, O QUE INTERESSA MESMO É A EXPONENCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GUARDADO, que as pessoas ao nascer não precisam remontar do zero (trabalhei isso demoradamente no modelo pirâmide):

APRENDIZADO
PONTE PEDAGÓGICA
ENSINO
Pelos professores
Aos alunos
PASSADO QUE ESTÁ MORRENDO
FUTURO QUE ESTÁ RENASCENDO

i)        o ensinaprendizado (unido pela ponte pedagógica) é o modo baixo, de que a epistemologia (estudo do conhecimento) é o modo alto:

EPISTEMOLOGIA
 
 
 
 
ENSINAPRENDIZADO

j)        Temos de super-montar, montar acima, por meio da inteligência adquirindo, e através da memória guardando - por exemplo, em bibliotecas (públicas e particulares, inclusive estocagem de jornais e demais expressões da mídia) e em museus:

PASSADO
PRESENTE
FUTURO
Professor
Professoraluno
(Ensinaprendizado)
Aluno
 
 
 
 
 
 
 
Nadica mesmo (mas é ele que vai se sustentar)
 
TECNARTES INTERPRETATIVAS (22):
·  VISÃO: 7
·  AUDIÇÃO: 2
·  PALADAR: 4
·  OLFATO: 1
·  TATO: 8
 
 
CONHECIMENTO (9):
·               Magia-Arte;
·               Teologia-Religião;
·               Filsofia-Ideologia;
·               Ciência-Técnica;
Matemática.
 

k)      As pessoambientes agem politicadministrativamente nos governempresas para alterar o mundo:

Governos
G/E
Empresas
Política
P/A
Administração
AMBIENTES
P/A
PESSOAS
5. cidades-municípios;
1. indivíduos;
6. estados;
2. famílias;
7. nações;
3. grupos;
8. mundos.
4. empresas;

l)        a psicologia perceptiva:

l.1) psicanálise ou psicologia de figuras: quem?

l.2) psico-síntese ou psicologia de objetivos: por quê?

l.3) economia ou psicologia da produção: com quê?

l.4) sociologia ou psicologia da organização: como?

l.5) geo-história ou psicologia do quando-onde: o quê?

Não há explicação completa do funcionamento do mundo, tal como o vi a partir da construção do modelo pirâmide, e porisso mesmo não nos apaixonamos - nem crianças nem adultos - por todas essas maravilhas!

Enquanto humanidade, primeiro vivemos no campo, construímos desde 12 mil anos a primeira das cidades e depois centenas de milhares delas com milhões de bairros e quadras e ruas e casas. Prosperamos individual e coletivamente, construímos com nossas inteligências zilhões de memórias com as quais alimentamos as novas gerações, os novos engajamentos, as novas participações.

Estando o pluriverso fora do alcance da racionalidade, o universo pergunta diretamente a nós racionais se compreendemos.

Depois de um périplo essa pergunta chega à geologia e já dentro da Terra passa pela paleontologia e por tudo o mais, fazendo as perguntas mais importantes e interessantes somente há 12 mil anos com Jericó, 5,5 mil anos a partir da escrita, 500 anos com a assunção da tecnociência.

Quão pouco tempo é em topos esses éons!

Que aventura maravilhosa!

Por que não somos capazes de mostrar essas coisas a todos, especialmente às crianças? Como é que não conseguimos interessar?

É assustador.

Algo de tão belo e não somos capazes de ficar alumbrados, iluminados, vibrantes. Nem de comunicar.

Serra, quarta-feira, 16 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário