sexta-feira, 21 de setembro de 2018


Guerrapaz

 

Quando propus o ensinaprendizado, um dos lados do par polar oposto-complementar ensino-aprendizado dizia respeito à posição sobranceiro-estúpida dos professores, relativa às urgências caducas do passado, colocadas no ensino, a prateoria da extração; e o outro lado dizia respeito à posição subalterno-resistente dos alunos, relativa às urgências competentes do futuro (no mínimo se deveria raciocinar que ninguém sobre-vive no passado), colocadas no aprendizado, a prateoria da cessão.

TIRADO DE COMPLETENSINAPRENDIZADO

ENSINO DE RESPOSTAS PELOS PROFESSORES
APRENDIZADO DE PERGUNTAS PELOS ALUNOS
Ordem
Caos, progresso
Descrição: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/diario/aula_aberta_biologia_01.jpg
artificialidade
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvEUG5K1y5uHnjF_dpqBuVjKnl7OwdfWGEvkYmZIEv3_ntLgBrRk9CHP-3OTOGWvKVqZEqhrfKbqiVY4EhE1aQSdabEPnehuyj2lYEDHsI4s1B8u13gFhKNFWsV1rK8lkNP6RGIEEpUvs/s1600/grav_criancas_sala_de_aula2.jpg
espontaneidade
rigor
brandura
oferta forçada
busca recusada
Extração de competência para sustentação dos velhos e dos mortos.
Escravidão mais ou menos não aceita pelos futuros donatários.

É claro que é da coletividade diminuir as pessoas, em particular as crianças: a confiança não é para todos, não é generalizada, é seletiva e na prática mínima. É o modo de ser do Ocidente e mais ainda do Oriente.

Como ensinar as crianças sobre a guerra?

E ninguém nunca pensou em ensinar a paz, até porque ninguém sabe o que seja, nem como é obtida: sabemos que é ela quando não é guerra. E é guerra quando é tiroteio generalizado (tiroteios seletivos são guerras de gangues ou polícia-bandido).

É uma sociedade muito burra, mesmo nos países mais avançados. Não confia, des-confia, destrói a confiança: não é apenas o caso de não confiar, trabalha contra o acreditar.

REVENDO A PAZ E A GUERRA

PAZ
GUERRAPAZ
GUERRA
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Descrição: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Segunda Guerra Mundial   Conflitos e Causas   Final do Triste Conflito

Não existe paz-absoluta, nem guerra-absoluta, sempre há de uma e da outra; o excesso de paz, o pacifismo, a paz pela paz, a superafirmação da paz é tão daninha quanto o excesso de guerra, o “guerrismo”, a guerra pela guerra, a superafirmação da guerra.

Se fôssemos honestos com as crianças conversaríamos com elas como iguais, não colocando-as como adultos, o que seria errado, mas dialogando como se com iguais.

Nunca se ouviu falar de guerrapaz ou pazguerra, é coisa do modelo pirâmide, do encontro dos pares polares oposto-complementares dentro da políticadministração do novo diálogo.

Serra, sexta-feira, 28 de setembro de 2012.

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