terça-feira, 18 de setembro de 2018


Ensinaprendizado Socioeconômico da Sombra e da Água Fresca

 

O modelo pirâmide mostrou as coisas por contrastes, quer dizer, segundo os pares polares oposto-complementares.

ABRINDO AS PORTAS DE PAR EM PAR

Norte
Sul
Oeste
Leste
Acima
Abaixo
Quente
Frio

Olhe e veja que se o importante para solucionar o problema é aceitar o problema (primeira fase), o fundamental é recusá-lo enquanto permanência (segunda fase), enquanto obstáculo. Cachoeiro de Itapemirim é município do ES com muitas montanhas, o que era problema; quando foi aceito, passaram a extrair mármore e granito, tornando-o o maior produtor dessas pedras lavradas. Para recusá-lo foi preciso resolver o problema, arrancando as pedras e serrando-as.

PROBLEMA-SOLUÇÃO DO CEARÁ

PROBLEMA DO CEARÁ
SOLUÇÃO DO CEARÁ
O sol-calor.
O sol-calor aproveitado.
Temperaturas elevadas.
Energia abundante.

Além de ter energia que o país fornece, o Ceará recebe em sua porta abundantemente diariamente luz e calor do Sol, não precisa ir buscar.

DÁDIVA DO CEARÁ (a do Egito é o Nilo, a do Ceará é o Sol) – dei os novos nomes.

SOL-LUZ
SOL-CALOR
Fotocoletor
Termocoletor
Descrição: http://www.criarmlt.com.br/imagens/fotovoltaica-01.jpg
Descrição: http://wgserver.sigmanet.com.br/users/30graus/coletor30b.jpg

E, além disso, há o sol-calor incidindo no ar e produzindo ventos com os diferenciais de temperatura, motivando a energia eólica que começa a ser aproveitada.

AS LIÇÕES VÊM NO VENTO (países mais avançados e parques eólicos no Ceará)

Descrição: http://revistaescola.abril.com.br/img/plano-de-aula/ensino-fundamental/energia-eolica-brasil-mundo.gif
Descrição: http://renowatt.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/10/Capacidade-instalada-energia-eolica.jpg
Descrição: http://wp2.oktiva.com.br/mercurius/files/2010/11/neg%C3%B3cios-cear%C3%A1-exporta-m%C3%A3o-de-obra-para-e%C3%B3licas-do-pa%C3%ADs-di%C3%A1rio-do-nordeste_11.jpg
Descrição: http://arquitetogeek.files.wordpress.com/2010/07/ceara_eolico.jpg
Os 10 maiores mercados de energia eólica
Só no primeiro semestre, a China acrescentou 8 GW à sua matriz eólica, quase oito vezes a capacidade instalada total do Brasil para geração de energia pelos ventos
Fonte: Exame
Os ventos estão favoráveis para o setor eólico em 2011. Segundo um novo relatório do World Wind Energy Association (WWEA), o mercado de energia eólica cresceu 15% a mais nos seis primeiros meses deste ano em comparação a 2010. Com isso, o setor alcançou em junho a capacidade instalada global de 215 gigawatts (GW) – o equivalente a quase onze usinas Três Gargantas, a maior do mundo, na China.
E é justamente o gigante asiático que puxa a locomotiva eólica. Só no primeiro semestre, o país acrescentou mais 8 GW à sua matriz eólica, que hoje representa 43% do mercado mundial. Em Junho, a China contava com 52GW de potência instalada, seguida dos EUA, Alemanha, Espanha e Índia. Juntos, os cinco primeiros países respondem por 74% da capacidade eólica global. Depois, aparecem Itália, França, Reino Unido, Canadá e Portugal.
26-10-12 O relatório também destaca uma série de novos mercados que estão surgindo no mundo. No primeiro semestre, três países foram adicionados à lista dos que estão utilizando a energia eólica, aumentando o número de 83 para 86: Venezuela, Honduras, Etiópia. A República Dominicana, que já fazia parte do grupo, instalou sua primeira usina eólica grande e aumentou sua capacidade de 0,2 megawatts (MW) para 60,2 MW.
A previsão para o segundo semestre também é de crescimento, com introdução de mais 25, 5 mil MW em projetos pelo mundo. A capacidade eólica instalada total é projetada para alcançar 240 GW até o final deste ano – o suficiente para cobrir quase 3% da demanda de eletricidade em todo o mundo.
O Brasil, por sua vez, ocupa apenas o 21º lugar no ranking dos países produtores de energia eólica, com pouco mais de mil megawatts instalados. Mas, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o país tem capacidade de aumentar em sete vezes o seu potencial até 2014.
Na tabela abaixo, você confere os 10 maiores mercados de energia eólica:
Descrição: http://www.grandesconstrucoes.com.br/br/images/stories/7500_2.jpg
 

TODAS AS FORMAS DE ENERGIA (é preciso fazer avaliação das possibilidades cearenses: potencialidades e chances reais de chegar ao aproveitamento – probabilidades, quais são os prováveis, os realizáveis)

Descrição: http://www.minerva.uevora.pt/odimeteosol/images/geo3.jpg
Descrição: http://www.prof2000.pt/users/eta/imagens/Rad_em_spect.gif
Descrição: http://www.saludmed.com/CsEjerci/Imagenes/EForm1e.gif
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXIOECFXIKdt95z7HGXw9_GNaKpcBlaH0sgTaB_MzjUOLhJOHiG646EPngogmezEY5CRJwNA1GYrlHlJwxp2sHSYVW5_VyNmLjFToMkSJyyKnjQ6wNRM2SIz10lWsxS945hzX6_VegVRUa/s640/cicloEnergia.gif

Se o sol queima e se o calor é muito, a solução é oferecer a sombra; se há calor o modo de esfriar é a água fresca, de preferência água de coco.

DUPLA SOLUÇÃO PARA O CEARÁ

PROBLEMA
SOLUÇÃO
CALOR EXTERNO-AMBIENTAL
Sombra
CALOR INTERNO-PESSOAL
Água fresca

Serra, quinta-feira, 25 de outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário