sábado, 18 de agosto de 2018


Eliminando o Excesso

 

Na Rede Cognata excesso = MATERIALISMO (a superafirmação do material; claro que não podemos passar sem a matéria e a energia, são pares polares, mas sem os extremos, sim) = NARCISO = MULHERES = APOTEOSE = APOCALIPSE = MATANÇA e segue. Eliminando = CORTANDO na RC, de modo que no conjunto “eliminando o excesso” = CORTANDO O MATERIALISMO = CORTANDO O NARCISISMO e segue.

Devemos eliminar tanto o materialismo quanto o “energismo” (idealismo) ou pelo menos calá-los em nós, embora não o devamos forçar nos outros. Pois vemos que compramos demais: muitos pares de sapatos, muitos televisores, muitos rádios, muitas camisas e calças, muito de tudo. Devemos reaprender e reensinar as crianças a conviver não com a penúria, pois não faria sentido, e sim com a contenção e a autocontenção, autocontendo o excesso de desejos.

Esse materialismo de que falo não é o histórico, esse filosófico de Marx, Engels, Lenin e outros, é a superdependência nossa em relação à superoferta de coisas pelo Mercado, em maiúsculas o conjunto de mercados ou de ofertas.

Cores demais, anúncios demais, letras demais, tudo demais, tudo em excesso – estamos soterrados pela produção excessiva. De uma condição em que a humanidade não podia produzir quase nada passamos ao extremo oposto na volta do ciclo: estamos na iminência de ficar soterrados literalmente pelo excesso de produtos.

Reclamamos de pobreza, porém todo mundo tem em casa muitas e muitas panelas, dezenas até; cada qual tem esse “plus”, esse excedente. Precisamos pesquisar para chegar a um acordo e ensinar nas escolas como nos contermos ao longo da vida em vivência sem extremismos.

Vitória, sábado, 23 de junho de 2007.

 

MATERIALISMO

Materialismo, na filosofia, doutrina segundo a qual toda existência se reduz à matéria ou a um atributo ou efeito da materialidade. A consciência se explica por mudanças físico-químicas no sistema nervoso. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Materialismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em filosofia, materialismo é o tipo de fisicalismo que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância.
Materialismo na Igreja
Paulo diz que o amor ao dinheiro é raiz de todos os males (1Tm 6.10). Diz que aqueles que quiseram se enriquecer caíram em laços e ciladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário