sábado, 18 de agosto de 2018


Do Espírito Fechado ao Santo Infinito

 

Usando a Rede Cognata:

·       Espírito = MODELO = MUNDO = MOLDE = MULHER = IN/FINITO [dado “finito” existir “in” se comporta como partícula opositora: 0/FINITO (o que não é finito) = MORTO = APARENTE = NEGADOR] = MATÉRIA = OPOSITOR e segue;

·       Fechado = PIRÂMIDE = SANTO = ENERGIA = ONDA = PARTÍCULA = FILHO e segue;

·       Do conjunto:

a)      Modelo pirâmide = ESPÍRITO SANTO = ESPÍRITO FECHADO = MULHER FILHO = MOTO PERPÉTUO = MOTOR PRIMORDIAL e segue;

b)     Pirâmide modelo = SANTO INFINITO = PROFUNDA MORTE = PARTIDA MORTAL e segue.

O Espírito Santo estado era assim: fechado.

Agora está se abrindo aos poucos. Dialeticamente isso corresponde depois a um escancaramento, o que para os nativos é muito bom perante o tempo anterior. Tal acontecimento merece estudos particulares enquanto está acontecendo, mas os tecnocientistas daqui estão preocupados em emular ou competir com os de fora, os estrangeiros, repetindo seus gestos e linhas de pesquisa, quando um evento singular, sem-par, está acontecendo bem em nosso quintal.

Vitória, terça-feira, 26 de junho de 2007.

 

DO UNIVERSO FECHADO AO MUNDO INFINITO

·       Do Mundo Fechado ao Universo Infinito
·       ALEXANDRE KOYRE
Nesta reedição o autor exibe algumas de suas melhores análises dos grandes textos clássicos de Nicolas de Cusa, Bruno e Copérnico, Kepler e Galileu, Descartes, Leibniz e Newton.
De acordo com Ferrater Mora (1986), a passagem do “finitismo” ao “infinitismo” cumpriu-se sobretudo durante o século XVII, e de muito diversas maneiras, no curso da revolução científica e filosófica que Koyré descreveu como a “destruição do Cosmos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário