quinta-feira, 23 de agosto de 2018


Contemplando o Aprendizado

 

O ENSINAPRENDIZADO ONDE PARAMOS (e não andamos há 200 anos, pois não foi reavaliado desde o Iluminismo)

ENSINO
APRENDIZADO
Parte das respostas
Começaria pelas perguntas
Prisioneiro das instituições, prisioneiras dos governos, prisioneiros das elites e das burguesias econômico-financeiras do chamado Grande Capital
Povo que espera ignorante e pacientemente pela libertação que (viria através da liberdade de perguntar e de fato) nunca vem
Professores
Alunos
Primeiro horário
Segundo horário
Ordenado
Aleatório
Interesse no confinamento produtivorganizativo
Interesse na abertura do leque ou visão-de-mundo, levando a superinvenções

CONVERGÊNCIA ATRAVÉS DO CAOS DE PERGUNTAS (os professores bombardeados de todos os lados pelo conjunto dos alunos)

http://www.lacoctelera.com/myfiles/jasoninternauta/aprentemente%20es%20una%20espiral,%20pero%20está%20formada%20por%20círculos%20concéntricos.gif
http://www.feiradeciencias.com.br/sala09/image09/09_01_07.gif
O teatro escolar futuro participativo-caóticordenado.
http://www.colegiosmundounido.org/imagenes/bali.gif
 
 

Eis aí: reunir especialistas e generalistas locais e visitantes a serem sabatinados pelos alunos e não o contrário; visitas constantes de grandes e pequenos sábios de toda parte - viagens pagas pelos governempresas - forçando invariavelmente os alunos a pesquisar & desenvolver teórica & praticamente novas dimensões do ser-ter-estar e os professores a responder aos desafios constantes.

Vitória, sexta-feira, 06 de julho de 2007.

 

CONCEITOS ATUAIS SOBRE APRENDIZADO

Estratégias para enriquecer o aprendizado
Ações complementares para antes, durante e depois de uma sessão de dedicação
Você certamente faz algumas coisas quando está se dedicando a aprender algo. Se é material de leitura, lê, relê, repete, faz perguntas, resume, desenha diagramas, memoriza. Se envolve alguma habilidade, pratica seguindo um roteiro ou imitando alguém, como na dança, ou visualiza.

Aprendizagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Contudo, a complexidade desse processo dificilmente pode ser explicada apenas através de recortes do todo. Por outro lado, qualquer definição está, invariavelmente, impregnada de pressupostos politico-ideológicos, relacionados com a visão de homem, sociedade e saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário