sábado, 14 de julho de 2018


Demandoferta de Ensinaprendizado de Adultos

 

Quando falam de “educação de adultos” estes não se apresentam nem correndo nem felizes porque se trata de “aprender as primeiras letras”, o que tem conotação pejorativa para quem tem 35 ou 55 anos; além disso, há a submissão envolvida, quando não o ter de frequentar as mesmas classes que as crianças, denotando atraso. Aliás, nunca foi investigada a PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS. Os letrados partem do pressuposto de que os não-letrados são seres inferiores, o que está longe da verdade. Além disso, ler tem cinco níveis, como vimos no modelo, e não é nada fácil chegar ao quinto nível.

Mais ainda, vimos no Livro 202 em Educação Participante e em Participação no Aprendizado que o movimento de ensino-aprendizado deve ser duplo, de dentro para fora e de fora para dentro.

DUPLAÇÃO


 
 
 
 
 
 

Ensino pelos professores
(De dentro para fora)
Oferta de Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) segundo as necessidades dos governempresas através das instituições públicas e privadas.
LADO DAS ELITES
Acordo de DEMANDOFERTA para o ENSINAPRENDIZADO pelo centro, com participação de professores e alunos
http://z001.ig.com.br/superig/09/03/365123/blig/wiccastral/imagens/selo.jpg
 
Demanda pelas 6,5 mil profissões práticas e teóricas do saber pulsante de agoraqui, sem submissão aos planos das elites, respondendo logo às intensas solicitações do ambiente.
LADO DO POVO
Aprendizado pelos alunos
(De fora para dentro)

 
 
 
 
 


Os adultos querem resistir à pressão da vida, saber onde estão, o que está acontecendo, para onde se dirigir, como ganhar o sustento, como cuidar das crianças e dos entes queridos, como arranjar ou manter o emprego, como melhorar de posição e ganhar mais, como prestar bom atendimento, como viver bem em comunidade e outras coisas assim.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

·       O que está acontecendo com as figuras ou psicanálises?

·       O que está acontecendo com os objetivos ou metas ou ambições ou psico-sínteses?

·       O que está acontecendo com as produções ou economias?

·       O que está acontecendo com as organizações ou sociologias?

·       O que está acontecendo? (Geo-história ou espaçotempo).

As pessoas precisam se situar na GH ou no ET: quem são, para que existem, com que objetos operar em cada caso, como fazer a obra, onde e quando? Precisam conhecer as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e os AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundos). Querem entender de onde viemos para onde vamos. Querem perder o medo de viver, querem aprender a deter a dor de ser racional e como chegar à felicidade e à alegria.

Isso as escolas não ensinam nem a adultos nem a crianças.

E é porisso que tanto uns quanto outras não gostam de frequentar as escolas e vão lá a pulso para serem ensinadas; não vão aprender, não fazem perguntas, não inquirem. Porisso o ensino é insosso.

Vitória, terça-feira, 13 de março de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário