Demandoferta de Ensinaprendizado de Adultos
Quando falam de
“educação de adultos” estes não se apresentam nem correndo nem felizes porque
se trata de “aprender as primeiras letras”, o que tem conotação pejorativa para
quem tem 35 ou 55 anos; além disso, há a submissão envolvida, quando não o ter
de frequentar as mesmas classes que as crianças, denotando atraso. Aliás, nunca
foi investigada a PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS. Os letrados partem do
pressuposto de que os não-letrados são seres inferiores, o que está longe da
verdade. Além disso, ler tem cinco níveis, como vimos no modelo, e não é nada
fácil chegar ao quinto nível.
Mais ainda, vimos no
Livro 202 em Educação Participante e
em Participação no Aprendizado que o
movimento de ensino-aprendizado deve ser duplo, de dentro para fora e de fora
para dentro.
DUPLAÇÃO
Ensino pelos
professores
(De dentro para
fora)
|
Oferta de Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião,
Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) segundo as necessidades
dos governempresas através das instituições públicas e privadas.
LADO DAS ELITES
|
|||
Acordo de
DEMANDOFERTA para o ENSINAPRENDIZADO pelo centro, com participação de
professores e alunos
![]() |
||||
Demanda pelas 6,5 mil profissões práticas e teóricas do
saber pulsante de agoraqui, sem submissão aos planos das elites, respondendo
logo às intensas solicitações do ambiente.
LADO DO POVO
|
Aprendizado pelos
alunos
(De fora para
dentro)
|
Os adultos querem
resistir à pressão da vida, saber onde estão, o que está acontecendo, para onde
se dirigir, como ganhar o sustento, como cuidar das crianças e dos entes
queridos, como arranjar ou manter o emprego, como melhorar de posição e ganhar
mais, como prestar bom atendimento, como viver bem em comunidade e outras
coisas assim.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
·
O que está acontecendo com as figuras ou psicanálises?
·
O que está acontecendo com os objetivos ou metas ou
ambições ou psico-sínteses?
·
O que está acontecendo com as produções ou economias?
·
O que está acontecendo com as organizações ou
sociologias?
·
O que está acontecendo? (Geo-história ou espaçotempo).
As pessoas precisam
se situar na GH ou no ET: quem são, para que existem, com que objetos operar em
cada caso, como fazer a obra, onde e quando? Precisam conhecer as PESSOAS
(indivíduos, famílias, grupos e empresas) e os AMBIENTES (cidades-municípios, estados,
nações e mundos). Querem entender de onde viemos para onde vamos. Querem perder
o medo de viver, querem aprender a deter a dor de ser racional e como chegar à
felicidade e à alegria.
Isso as escolas não
ensinam nem a adultos nem a crianças.
E é porisso que tanto
uns quanto outras não gostam de frequentar as escolas e vão lá a pulso para
serem ensinadas; não vão aprender, não fazem perguntas, não inquirem. Porisso o
ensino é insosso.
Vitória, terça-feira,
13 de março de 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário