segunda-feira, 16 de julho de 2018


Cultivando o Bacalhau

 

Determinei (você pode fazer isso; se os outros vão aceitar é outra questão) que cultura, povelite e nação sejam a mesma coisa. Assim, cultivar o bacalhau, o que tem dois sentidos, tem este de torná-lo nacional, de absorvê-lo, o que implica compreendê-lo. Para começar não é peixe das costas brasileiras, é de fora, é do Atlântico Norte, aonde vão buscá-lo os noruegueses principalmente, de quem o importamos.

É que na Semana Santa não se podia comer carne de porco, de boi, de galinha e outras proteínas assim, só peixe, daí ter se instituído a torta, de que a Torta Capixaba é um exemplo famoso. O quilograma de carne de bacalhau salgado é caro, de 1⁄20 a 1⁄10 do salário mínimo, sendo necessários vários quilogramas para uma torta boa, já que saem a pele, o rabo, os ossos e o sal. Posto de molho no dia anterior (eu observava minha mãe fazer), várias fervidas são necessárias para tirar todo o sal. Se gasta muito azeite.

Para os capixabas o bacalhau é uma instituição.

Seria possível ter uma biblioteca-museu para um único produto? Sim, se for num lugar pequeno, embora não demasiadamente pequeno; algo reservado, íntimo. Não custa muito.

Vitória, sexta-feira, 23 de março de 2007.

 

RECEITA DE TORTA CAPIXABA

TORTA CAPIXABA
Receita enviada por Eliane Rezende - Vitória-ES/Brasil.
Assim como a deliciosa Moqueca Capixaba, esta receita é uma das mais tradicionais da gastronomia capixaba, encontrada facilmente nos melhores restaurantes do estado do Espírito Santo.

O BACALHAU É UMA FIGURA (nós, brasileiros, só o conhecemos assim)

Portugal e a Pesca do Bacalhau
Portugal sempre foi um país com fortes tradições marítimas e a atividade da pesca do bacalhau já é bastante antiga. Os portugueses iniciaram a pesca do Bacalhau na Terra Nova, nos fins do século XV. As frotas portuguesas, constituídas por navios de linha, exploraram as águas da Groenlândia, do Labrador, da Terra Nova e da Nova Escócia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário