quarta-feira, 18 de julho de 2018


Automatização dos Portos

 

DOIS LADOS DO ENCONTRO

Porto
Navios
FIXO
MÓVEIS

Sempre se pensou nos portos como fixos, mas eles bem que poderiam ser móveis no sentido de barcaças irem descarregar o navio gigante em alto-mar - sem manobrá-lo com chatas para entrar nos canais estreitos -, adentrando cada uma delas diretamente em seu lugar próprio nos portos, como que em marinas, uma em cada doca, deixando a plataforma inteira de transporte e indo pegar mais. Um enxame de pequenos barcos cercando o grande e entregando onde quer que fosse já com as cargas fracionadas por seus destinatários.

OU OS NAVIOS PODERIAM MUDAR

QUANTO A
CURVA DO SINO (de um extremo a outro)
Tamanho (comprimento, largura, profundidade ou calado)
Rapidez
Potência
Manobralidade computacional (ou estado de tecnarte)
Contraparte do porto

Quer dizer, um processo de modificação conjunta 100 x 100 e dentro de cada 100 suas frações, espaço de 106 dos navios x 106 dos portos.

Robôs conversando com robôs, tanto nos portos atuais quanto nas modalidades de transferência em alto mar, quando se tratasse supernavios. Novos desenhos de arquiengenharia com avançadíssima tecnociência. Novo progresso teórico através de pesquisas, novo desenvolvimento prático.

Vitória, quinta-feira, 29 de março de 2007.

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