domingo, 8 de julho de 2018


A Desdita de Jerry Adriani

 

Ele é um cantor mais modesto associado à Jovem Guarda, movimento musical menor brasileiro. Um dos meus primos, AJF, chamado “Manelão”, disse quando eu era garoto que o Jerry cantava com a boca cheia de ovo, quer dizer, de modo afetado, quando poderia ser simplesmente um trejeito. Peguei raiva do cantor e sempre o considerei afetado mesmo.

Entrementes, há outros valores associados a cada ser humano, inclusive a ele. Quem tenha desenvolvido competentemente uma discografia de 175 músicas ao longo desses 45 anos não pode ser exatamente tolo, principalmente quando isso inclui tantas músicas em italiano, implicando em escolha correta e atenta.

Segundo o sítio fez em 2007 60 anos, não é mais um garoto.

Não acompanhei especialmente sua carreira artística, mas ele tem uma voz e postura adequada e o mínimo que deveriam ter feito é respeitar o rapaz. A desdita dele, naturalmente, foi nascer num país de terceiro-mundo, de terceiras-apreciações e terceiras-considerações, um país menor, cheio de rancor. Estando trabalhando desde os 15 anos em 1962 deveria ter tido mais consideração, pois são 45 anos de trabalho, mesmo esse trabalho dos artistas, cheio de folgas longas e tão distinto daquele dos operários.

Vitória, domingo, 25 de fevereiro de 2007.

 

VIDA-GRAFIA

Jerry Adriani

http://www2.uol.com.br/cliquemusic/i_br/nascimento.gif29/1/1947
Biografia
Desde pequeno cantava canções italianas ensinadas pela avó. Aprendeu a tocar acordeom e aos 11 anos começou a ter aulas de canto em conservatórios do interior paulista.

A MUSICOGRAFIA DE JERRY ADRIANI

Letras de Jerry Adriani

Nenhum comentário:

Postar um comentário