sábado, 16 de junho de 2018


A Glaciação Inteira

 

Como já disse, dentre as várias apresentações optei pela faixa de 100 mil anos entre -115 e -15 mil para a Glaciação de Wisconsin/Würm, últimas passagens de CROM cro-magnons em -15 e -12 mil anos. Disseram que houve uma época mais quente de -15 a -9 mil, o que seria coerente com as áreas verdes da Terra Verde (Groenlândia), a memória da Passagem do Noroeste e os mapas de Piri Reis e outros mostrando costa da Antártica livre de gelos, onde muito provavelmente havia habitação, pois os seres humanos se movem para todo lugar. Isso quereria dizer que o Cabo Horn ao sul era mais quente e mais chuvoso, com águas mais altas, bem como o Estreito de Bering.

Tudo isso precisa ser investigado.

COLOCANDO EM QUADROS

FAIXA.
Tudo glacial de -115 mil até os dias de hoje, inclusive, a glaciação não cessou. Os mares descem de 140 a 160 metros de hoje.
 
-115 mil, começo.
A Terra está esfriando desde 2,7 milhões de anos (25 períodos gelados).
Em torno de -15 mil caiu um meteorito que esquentou temporariamente o planeta.
Começou a chover torrencialmente por mil anos, os mares ficaram mais elevados que hoje vários metros, as costas avançaram para dentro, as áreas emersas diminuíram um tanto. A única cidade era Jericó no mar Morto muito maior há 12 mil anos.    
Até -6 mil, Glaciação Amena, período mais quente que o atual
Durante esses nove mil anos, com certeza, as civilizações se espalharam por toda parte, pois os seres humanos surgem no frio e se espalham no calor. Era consideravelmente mais fértil, tudo crescia mais, as linhas de costa estavam bem para dentro.
Em -6 mil começam as novas civilizações.
Creta, Suméria, Egito são três centros (só muito depois China, Índia). O recongelamento avança, a Passagem Noroeste é fechada, a Groenlândia congela, a Antártica fica totalmente coberta, as praias recuam, o mar desce.
Em -4,5 mil começam as grandes construções.
Creio que são apelos às civilizações da Glaciação Amena, memórias. Reelaboração do Conhecimento.

A Glaciação W-W não terminou, continua em nossos dias, estamos começando nova faixa de G/Amena, que estão chamando de Aquecimento Global, apenas o ritmo esquenta-esfria natural do planeta, mais para congelar que para o outro lado.

Vitória, sábado, 16 de junho de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário