quarta-feira, 23 de maio de 2018


Física e Imitação da Dialógica-p.6

 

O MODELO DE DAVI


O MODELO E A PONTESCADA CIENTÍFICA

ESTRELA = MODELO
 
Seta para cima: Rendimento
PONTESCADA

 
 
 
 
 
 

Dialógica-p.6
Cosmologia-p.5
Informática-p.4
Psicologia-p.3
Biologia-p.2
Física-Química

Quanto mais em baixo mais fácil é fazer programas errados, quando mais em cima mais difícil fazer os certos; mas mais econômicos e necessitando de menor quantidade de materenergia – são de maior rendimento os programas de cima.

Isso veio de minha filha Clara ter perguntado se os programas moleculares inseridos nas mulheres irão um dia mudar. É muito difícil alterá-los porque foram postos pela Natureza ao acaso e não pela necessidade (a menos, é claro, que sejam verdadeiros os mitos bíblicos); assim sendo, são máximini, o mínimo obtido com o máximo de emprego de M/E, e não minimax como seriam no nível dialógico-p.6, o máximo obtido com o mínimo empenho.

É como na dupla-pirâmide da estrela de Davi ou selo de Salomão: o que é vasto em baixo na Física-Química é de baixo rendimento, empregando-se demais para o mínimo resultado; em cima é o contrário-complementar, obtendo-se o máximo com quase nada de gasto. No nível de extrema racionalização das PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e dos AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundo em processo de globalização terrestre) obtêm-se muito com bem pouco.

Para alterar o genoma humano será preciso um gasto enorme de memórinteligência, muito maior do que seria preciso para criar um genoma artificial ou sintético, desde o zero; para começar há enorme quantidade de ADRN-lixo que foi se acumulando nos 3,8 bilhões de anos.
Vitória, sexta-feira, 03 de novembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário