quarta-feira, 23 de maio de 2018


Ética Pessoambiental

 

No livro de Charles M. Wynn & Arthur W. Wiggins As Cinco Maiores Idéias da Ciência, São Paulo, Ediouro, 2002, que Silas comeu, na página 148 eles dizem: “Os modernos códigos de ética evoluíram a partir de regras orientadas pela sobrevivência que se aplicavam ao indivíduo. As regras foram ampliadas de modo a se aplicarem à família e, então, à tribo. Em muitos casos, as regras elaboradas regiam os relacionamentos entre os membros de uma mesma tribo: todavia, quando aparecia um membro de outra tribo, essas regras não valiam. Um forasteiro podia ser escravizado ou assassinado. A extensão de princípios éticos a agrupamentos maiores continuou à medida que as civilizações se desenvolveram”.

Como vimos na Rede Cognata ético = CORRETO = CERTO = CORREDOR = ATLETA = QUERIDO = CÍRCULO = QUADRADO e muitas outras variações.

A CORREÇÃO DO MODELO (diz respeito a ser PSICOLOGICAMENTE correto): para cada espécie psicológica se deve pesquisar & desenvolver prateoria psicológica do que é certo fazer e do que é errado.

·       CORREÇÃO PESSOAL:

1.        Indivíduos corretos;

a)     Figuras ou psicanálises corretas;

b)     Objetivos ou psico-sínteses corretas;

c)      Produções ou economias corretas;

c.1) agropecuárias-extrativismos corretos;

c.2) indústrias corretas;

c.3) comércio correto;

c.4) serviços corretos;

c.5) bancos corretos;

d)     Organizações ou sociologias corretas;

e)     Espaçotempos ou geo-histórias corretas;

2.       Famílias corretas;

3.      Grupos corretos;

4.      Empresas corretas;

·       CORREÇÃO AMBIENTAL:

5.      Cidades-municípios corretos;

6.      Estados corretos;

7.       Nações corretas;

8.      Mundos corretos.

Como disse Danuza Leão, se no Brasil a etiqueta - que é a pequena ética - está tão mal, imagine a ética!

Continuam os autores, p. 149: “Seria bom ter um ‘método ético’ comparável ao método científico. Por causa de as regras morais funcionarem como planos que permitem a um ser humano saber o que deve esperar de outro, seria uma sorte se existisse um meio pelo qual se resolvessem os conflitos morais pessoais e sociais. Todavia não existe um ‘método ético que abrange tudo’. A dificuldade básica que inibe o desenvolvimento de um método ético é a de que as regras éticas são uma escolha livre de cada indivíduo; os indivíduos são livres para modificar ou mudar seus parâmetros éticos com base em suas próprias experiências. Nas ciências, não há esse tipo de escolha, pois o método científico é um mecanismo autocorretivo no qual as previsões conduzem acuradamente a verdade ou falsidade da hipótese a um teste – experiência baseada na hipótese – definitivo”.

Isso não pode ser verdade por dois motivos principais:

1)       se a Psicologia é uma das ciências tudo da psicologia cabe no método científico;

2)      o anunciado acima erra na premissa: “as regras éticas são uma escolha livre de cada indivíduo”. Não pode ser assim, porque, por exemplo, não se pode matar – nenhum indivíduo pode escolher livremente matar, pois isso é socialmente não-sancionado, depois de ser por tanto tempo religiosamente não-sancionado. Então, as regras éticas, que são regras sociais, possuem um INÉRCIA PSICOLÓGICA própria, demandando um tempo até serem modificadas e aceitas.

Por conseguinte, os autores estão errados e um método ético-psicológico científico pode ser construído e usado para todas e cada uma das pessoambientes.

Vitória, segunda-feira, 30 de outubro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário