domingo, 20 de maio de 2018


A Pressão Social da Aracruz

 

A Aracruz Celulose, empresa de vários bilhões de dólares sediada não sei onde, mas com fábrica no município de Aracruz, Espírito Santo, editou em papel luxuoso um opúsculo denominado “A Aracruz e a questão indígena no ES”, junho de 2006, que anexo.

EIS AS POSIÇÕES RELATIVAS DAS TRIBOS E DA ARACRUZ

·       PESSOAS:

1.        Indivíduos;

2.       Famílias;

3.      Grupos (e tribos: os Guaranis se encaixam aqui);

4.      Empresas (a Aracruz está aqui, mas acessa os ambientes enquanto poder desde cima, desde a cimeira, como dizem os africanos lusófonos);

·       AMBIENTES (que a AC pode acessar):

5. cidades-municípios;

6. estados;

7. nações;

8. mundo.

Não sei com quem está a razão, seria preciso investigar a fundo e desapaixonadamente; a questão toda é a desproporção de forças entre a gigante multinacional e a nação indígena anã, entre o individual protegido como superempresa pelos governos com os quais está misturado e o grupal que pouco mais que familiar é. As empresas não somente não podem ferir, elas devem cuidar MUITO ATENCIOSAMENTE de favorecer, de apadrinhar atentamente.

Vitória, sexta-feira, 27 de outubro de 2006.

 

VÁRIAS VERSÕES SOBRE OS EVENTOS

Últimas Noticias: Meio Ambiente
Em defesa da mata atlântica, crianças e mulheres
param tratores da Aracruz Celulose em Linhares
Ubervalter Coimbra e João Torezani havia destruído 50 hectares da vegetação. 06 76 714 7419

A Aracruz e a questão indígena - sumário

·       A Aracruz respeita as comunidades indígenas, a quem reconhece como uma de suas partes interessadas. O que está em discussão no momento não é essa atitude, mas o processo pelo qual se pretende definir o que sejam os direitos das comunidades indígenas do Espírito Santo e os da Aracruz.

Segunda-feira, Junho 26, 2006

Aracruz responde acusações

Dois dias depois das denúncias, a Aracruz Celulose publicou em seu site (www.aracruzcelulose.com.br) uma nota à respeito do caso no Vale Jacutinga, Linhares (ES).

O OPÚSCULO

A Aracruz é uma empresa brasileira, que produz celulose branqueada de eucalipto em suas unidades localizadas nos Estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Bahia.
Até 1967
- Censo brasileiro não revela presença de aldeias indígenas na região de Aracruz
- Inicia-se na região de Aracruz a exploração florestal
- É constituída a Aracruz Florestal S.A
- Guaranis chegam ao ES vindos do Paraguai e sul do Brasil
Os índios reivindicam expansão da reserva indígena Tupiniquim no Espírito Santo, com o argumento de propiciar o "resgate do seu tradicional estilo de vida".
 Clique para ver a imagem ampliada.
A área pleiteada nunca foi habitada por tupiniquins, que estavam a 140 km de distância, ao norte do rio Cricaré, atual Rio São Mateus. Ao sul, ficavam os Goitacazes, inimigos históricos dos tupiniquins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário