quarta-feira, 11 de abril de 2018


O Nível do Mar como Chão

 

Já falei de virarmos o mar de cabeça para baixo, com a fossa abissal das Marianas constituindo o pico mais alto a 11.034 metros de altura (o equivalente do Everest, que tem 8.884 m de altura) e o nível do mar o solo mais baixo antes do mar, que passaria a ser os continentes cada vez mais para baixo conforme as alturas reais.

Então toda vida, como em terra, estaria nos lugares mais baixos e nos mais altos apenas alguma - muito raramente - os moradores abissais. Seria no mínimo interessante fazer essa reversão, vendo os peixes nadando lá no alto como aves altaneiras. Naturalmente o programáquina deveria colocar os peixes e mamíferos marinhos de ponta-cabeça para ficar certo. A vegetação só existiria onde há luz, perto do nível do mar, havendo para cima um vasto deserto escuro. Seria ilustrativo, pedagogicamente falando, e um bom motivo para discursos e documentários.

Vitória, domingo, 10 de setembro de 2006.

 

FOSSA DAS MARIANAS

Fossa das Marianas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Localização da Fossa das Marianas
Localização da Fossa das Marianas
A Fossa das Marianas é o local mais profundo dos oceanos, atingindo 11.034 metros de profundidade. Localiza-se no Oceano Pacífico, a Este das Ilhas Marianas, na fronteira convergente entre as placas tectónicas do Pacífico e das Filipinas. Geologicamente, a Fossa das Marianas é o efeito geomorfologico de uma zona de subducção.

AS BORDAS CONTINENTAIS

Figura 108. Fondo del mar: 1. continente, 2. plataforma continental, 3. talud continental, 4. umbral continental, 5. cuenca abisal, 6. cañón submarino, 7. colinas abisales, 8. monte submarino, 9. dorsal mesoceánica, 10. Valle central, 11. Fosa oceánica, 12. Arco de islas, 13. Mar continental. Adaptado de La Tierra, Salvat.
O BRASIL MAIOR
Todos os brasileiros sabem que o território continental do país é muito grande, embora muitos não saibam que mede exatamente 8.547.403,5 quilômetros quadrados, dimensão que o coloca na quinta posição entre os países de maior superfície, atrás apenas da Rússia, da China, do Canadá e dos Estados Unidos da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário