sábado, 24 de fevereiro de 2018


O Supergigante da Antártica e as Estranhezas de Lá

 

VOCÊ ESTÁ VENDO O ARCO DA ANTÁRTICA (ele é parecidíssimo ao Arco dos Andes; do lado oposto, nos fundos, deve estar o planalto de lá, onde caiu o supergigante, entre ambos o antigo Grande Canal Salgado e tudo aquilo). Da extrema esquerda para a extrema direita, há uma parte na frente que, como na Placa Indoaustraliana, deve pertencer a outra placa e está se enfiando por debaixo da Placa Antártica. Como é grande, o Arco da Antártica ficará enorme, muito largo.

Un mapa topográfico de la Antártida sin hielo
Resultado de imagem para placa antartica
Resultado de imagem para placa antartica
Há algo errado aí, porque esperaríamos duas placas e só vemos uma. Como na Placa Indoaustraliana a Índia está se enfiando embaixo da Placa Euroasiária e levantando o Himalaia, a parte frontal da Antártica deveria constituir outro continente e está se afundando por debaixo da PA.

Aliás, não sei se a imensa massa de gelo congelou literalmente o processo todo, impedindo-o de prosseguir.

Em todo caso, agora que imaginamos saber, devemos procurar no lado oposto o supergigante gerador do processo, porque ele deve estar empurrando ainda de cima para baixo, além do que as flechas mostram a PA indo ao mesmo tempo para um e outro lado, em oposição interna, o que é inconsistente, deveria estar indo para um lado só, dado que a força cinética cedida pelo supergigante empurra numa só direção-sentido, entretanto produzindo reação em sentido contrário.

Resultado de imagem para placa antartica
É um dilema que os geólogos vão ter de resolver. A menos que seja ação e reação, como Brasil-África, nos dizendo que a Placa Africana está sofrendo duas reações, uma da Placa da America do Sul e outro da Placa Antártica.

Vitória, sábado, 24 de fevereiro de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário