quarta-feira, 20 de dezembro de 2017


 A Colonização da América do Sul

 

Os dois maiores colonizadores dentro da Vida (arquea, fungos, plantas, animais e primatas) são as plantas e os insetos (como já disse, antes de aparecer a racionalidade, o mundo era dos insetos). Quanto ao esverdeamento (não da Galáxia, como disse Freeman Dyson) dos continentes, pense que desde a Grande Flecha de 273 milhões de anos (e a cada queda gigante, de 26 em 26 milhões de anos) as plantas colonizaram os 12 milhões de quilômetros quadrados depois existentes, até chegar à conformação da América do Sul atual, sem falar dos seis milhões do Planalto Brasileiro.

ESVERDEAMENTO DA A.S.

Resultado de imagem para planalto brasileiro
Basicamente só existia a parte mais amarela, do Planalto Brasileiro, mas lembre-se que ela tinha sido devastada pela Grande Flecha.
Resultado de imagem para américa do sul
Depois completou, ficou totalmente verde, 18 milhões de km2.

Pense só na valentia daquelas criaturinhas que, destemidamente (não do jeito humano, apenas lançando-se adiante incansavelmente, nos presentearam com a ecorrede, como a chamei! Foi assombroso. Arranjaram solução para todo tipo de problema e obstáculo interposto no seu caminho pelas impropriedades do acaso. Fervilharam, lutaram e ultrapassaram as barreiras, multiplicaram-se aos trilhões, viveram e morreram, deixaram seus esqueletos para fertilizar o solo morto, transformando-o antecipadamente em possibilidades, até que os neandertais apareceram, depois do surgimento há 300 mil anos, creio que logo passando a abertura de Bering na glaciação de Wisconsin/Wurm desde 115 mil anos.

Espanto e reverência!

Eis os verdadeiros colonizadores.

Em termos de racionalidade, claro, foram os humanos com a chave MIC (memória, inteligência e controle), mas em termos totais, quantitativos, foram eles, plantas e insetos, nascendo, trabalhando, multiplicando-se e morrendo incessantemente aos zilhões, constituindo cama de bilhões de toneladas em todo tipo de terra fértil a que devemos a continuidade da vida.

Eis nossos heróis, fora os outros.

Vitória, quarta-feira, 20 de dezembro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário