domingo, 19 de novembro de 2017


O Disputado Campeonato de Caça

 

                            Como ficou claro no Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens, os jogos e esportes são representações simbólicas da caça proibida. Deixou de ser real e passou a ser simbólico, inclusive nos videojogos que os garotos amam e as meninas mal toleram. Tudo que tiver sangue simbólico, matança simbólica, enfrentamento simbólico vai agradar aos garotos: trombadas de carros, golpes, destruição, tudo isso.

                            NOS PRIMÓRDIOS ERA ASSIM


                            NO SÉCULO PASSADO AINDA ERA ASSIM


NO SÉCULO XXI É ASSIM (tudo simbólico)


PSEUDOFÊMEAS CAÇADORAS (Angelina Jolie simbolizou no Lara Croft)


GAROTOS DISPUTANDO (as meninas nunca estão; ou raramente, porque os garotos estão – é um jeito de estar perto; se gostarem de fato são pseudofêmeas)


A DIVULGAÇÃO DA TRANSMISSÃO DAS CAÇADAS SIMBÓLICAS (só em nossos dias uma caçada pode ser vista de fora, transmitida antes unicamente por voz pela rádio – era e é a “narração da partida” – e depois vista no TV)


                            A LANÇA PRESTES A SER ATIRADA


DOIS GUERREIROS DISPUTANDO A LANÇA


DUAS FÊMEAS ESCOLHENDO SIMBOLICAMENTE O PAI DE SEU FUTURO


UMA CAÇADA EM ANDAMENTO


O CAMPO DE CAÇA (tem regras e tudo)


AS DUAS TURMAS SE ENFRENTAM PELOS PRODUTOS DA CAÇA (o placar diz quantos foram eles: os mamutes podem ficar empatados ou não, por exemplo, 4 x 2)


UMA TURMA SE DISPÕE EM TÁTICA-ESTRATÉGIA DE CAÇA (5 x 3 x 3, altamente defensiva, em que a caça é o predador, jogo covarde protegendo pesadamente o chefe-de-caça, o goleiro, e que os homens não admiram)


Assim, quando de quatro em quatro anos a FIFA - Federation Internationale de Football Association – realiza a Copa do Mundo, a Rede Cognata nos diz que é CAÇA DO MUNDO, em que o próprio mundo está sendo simbolicamente disputado.

No futebol o goleiro é o general, o chefe-de-caça e quando, como eu disse acima, o chefe é muito protegido esse jogo altamente defensivo não é admirado.

Vitória, agosto de 2005.

A Evolução Tática do Futebol
UM TEXTO DE JOÃO SALDANHA
Futebol: linguagem da paixão
Pesquisador da UNESP mostra a influência do futebol
na linguagem do povo brasileiro e revela seu significado
IlustraçãoBola murcha, bola fora, com a bola toda, bola pra frente, trocar as bolas, comer bola... Expressões tão comuns na gíria do povo brasileiro foram, no passado, de uso restrito de jogadores, técnicos, locutores e torcedores de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário