quarta-feira, 25 de outubro de 2017


O Grande Mangusto


 

O mangusto teria todas as condições para um bom projeto racional, se houvesse margem para evolução não-competitiva com a humanidade:

·               Anda sobre as patas traseiras, podendo liberar as dianteiras para pegar;

·               As patas dianteiras parecem mãos e poderiam ser facilmente reconstruídas para tal;

·               São muito espertos para um cérebro tão pequeno;

·               São cooperativos e vivem em bando;

·               Tem olhos na frente da cabeça, significando que são predadores carnívoros e, portanto, ferozes (como os seres humanos);

·               Outros que os tecnocientistas biólogos descobrirão.

Se um dia evoluíssem chegariam à idéia de Deus. Seria o Grande Mangusto ou Mangustão, um superser mangustoforme ou mangustóide, como o Deus da humanidade é antropóide ou antropoforme. Eles perguntariam se teria havido racionalidade no passado e, é claro, negariam. Diriam que os mangustos mortos foram para o Céu dos mangustos caçar cobras. A diferença das mangusto-fêmeas seria que elas não teriam medo de cobras como as nossas e levariam pequenas cobras, cobrinhas para os filhos brincarem e, naturalmente, diriam como as nossas para as crianças não brincarem com comida.


                            A questão posta é se haverá interesse em reservar os genes desses potenciais racionais para reconstruí-los segundo projetos de habitação e povoação de outros planetas. Imediatamente alguém perguntará se fizeram o mesmo conosco no passado. E haverá interesse em programar outros potenciais seres para a racionalidade? Penso que sim, claro, precisamos de visões divergentes. Se os primatas inteligentes caminhassem para um Grande Primata, os elefantes racionais para o Elefantão e assim por diante isso nos diria algo sobre nossa própria falibilidade (de jeito nenhum isso é um argumento contra a existência de Deus). Só que o provincianismo envolve como desenvolvimento livrarmo-nos das fraquezas, o que passa pela contradição, nem que seja o desenvolvimento de programas que gerem fantasmas antropomórficos.

                            Vitória, terça-feira, 16 de agosto de 2005.

 

Mangusto-anão
NOME COMUM: Mangusto- anão
NOME EM INGLÊS: dwarf mongoose
NOME CIENTÍFICO: helogale parvula
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnivora
FAMÍLIA: Viverridae
O mangusto é um dos poucos animais que comem carne de serpente, que é o seu prato diário.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário