terça-feira, 24 de outubro de 2017


Filosofia da Pessoambiente


 

                            Durante os mais recentes cinco séculos em que a tecnociência assomou e assumiu posição de destaque a Filosofia foi progressivamente se calando e se retirando com o rabo entre as pernas, como se tivesse perdido toda e qualquer utilidade. Não poderia ser assim, apenas houve confusão quanto aos propósitos de uma e de outra, da Filosofia e da Ciência. Filosofia não faz Ciência e vice-versa, como tentaram alguns cientistas, imaginando que a utilidade dos filósofos tivesse sido subitamente suprimida pelas potências do novo conhecimento T/C.

ABRINDO EM LEQUE (para a prática desejada pelas pessoambientes)

·       FILOSOFIA DAS PESSOAS:

1.       Filosofia dos indivíduos;

2.       Filosofia das famílias;

3.      Filosofia dos grupos;

4.      Filosofia das empresas;

·       FILOSOFIA DOS AMBIENTE:

1.       Filosofia das cidades/municípios;

2.       Filosofia dos estados;

3.      Filosofia das nações;

4.      Filosofia dos mundos.

Ficou parecendo que filosofar era só deixar cada um raciocinar sobre tudo e qualquer coisa, sem sistematizar; isso pode ser válido para os filósofos maiores, porque de qualquer formar a maioridade deles garante o interesse sobre tudo que abordem – para os filósofos menores isso não se põe, porisso normas sistematizadoras devem ser ditadas como paradigmas ou programas ou PROJETOS DE FILOSOFAR, grandes linhas que substituam a vacuidade dos interesses fortuitos por demandas construtivas.

Na realidade o filosofar dos grandes é justamente o fornecimento dessas grandes linhas, que apenas não são destacadas, são entregues em enormes pacotes. Mas, em vez de entregar o milho debulhado, num caos de emocionantes grãos de sabedoria, é preciso ainda remontar a espiga num grau superior de orientação.

Daí que o filosofar SOBRE O INDIVÍDUO vá atrair uma pletora, uma superabundância desses filósofos menores para esse apontamento, que é o dos indivíduos em seus ambientes e dos ambientes nos indivíduos. Atribuir essas tarefas menores impedirá por um lado que as questões maiores sejam abordadas por todos e cada um, ao tempo em que enche as vidas de utilidade e proporciona àqueles grandes pesquisadores pequenos olhares que na soma podem ter significado numa ou noutra passagem mais feliz. Encontrando todos os pequenos (como entre os cientistas) muitas dificuldades em determinados tópicos, os grandes seriam estatisticamente atraídos a eles.

Vitória, segunda-feira, 15 de agosto de 2005.

 





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