segunda-feira, 23 de outubro de 2017


A Vã Filosofia


 

Shakespeare disse em Hamlet: "Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia". A Rede Cognata daria várias traduções, entre as quais Céu = C = G = 0/T e Terra = T = EQUILÍBRIO = O/G, sendo portanto anticognatos ou pares polares opostos/complementares que fazem soma zero 50/50. Mistérios = MODELOS, de forma que poderíamos colocar assim:

CÉU, MISTÉRIOS, TERRA


Fluxograma: Vários Documentos: Mistérios
 

Céu

 
 

Terra

 
 

 

 

 

 


Além disso, podemos perguntar quais dos ramos da Filosofia geral deram frutos e quais deram em nada? Que é que foi eminentemente útil e o que foi pura perda de tempo? O que prosperou como dignidade humana e o que foi apenas apontamento de atraso? A Filosofia é poderosa, porque evoca nos desdobramentos no tempo e no espaço em toda a geo-história uma quantidade quase ilimitada de outros questionamentos.

DUAS LINHAS DE INUTILIDADES

·       Teoricamente inútil;

·       Praticamente irrelevante:

1.       Sem vantagens para as elites;

2.       Sem significado para o povo como ajuda no dia-a-dia;

3.      Sem promover entrelaçamento do povo com as elites enquanto povelite ou nação ou cultura.

Em resumo, poderia alguém investigar toda a Filosofia e ver quais ramos dela foram de maior utilidade para a humanidade, quando e onde? Uma investigação sistemática mostraria o quê? No que a Filosofia interferiu nos demais modos do Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática)?

O critério dessa utilidade imediatista da Filosofia é por sua vez útil? Ou é daninho, na medida em que tenderia a dificultar ou impedir algumas especulações que poderiam mostrar-se úteis depois?

Vitória, segunda-feira, 15 de agosto de 2005.

 

O MISTÉRIO DA VÃ FILOSOFIA FOI SHAKESPEARE QUEM COMEÇOU

Linguagem e o Homem

Angélica Dias de Azevedo

"Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia"
(William Shakespeare em sua notável peça Hamlet)


INVESTIGANDO ESCOLA POR ESCOLA


Filosofia
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