17
do 7
Dia 17 de julho de
2005 (mês sete, 17) o Wal Mart de Vitória na Reta da Penha (Av. N. S. da Penha)
próximo da Ponte da Passagem será inaugurado, depois de alguns meses de
construção. Foi rápido, mas o que há de novo é ser o Wal Mart, o gigante do
varejo americano. É uma linha divisória de eras, antes a era das pequenas e
pulverizadas ofertas e depois a oferta maciça do WM, que no mundo inteiro vende
300 bilhões de dólares por ano em 22 nações. Produz quase o dobro da renda
declarada da Argentina e certamente mais que 95 % das nações, quer dizer, das
191 mais que 181, restando dez (EUA, Japão, Alemanha, China, França,
Grã-Bretanha, Itália, Espanha, Canadá, Brasil, o que for a mais, talvez 15 ou
20 no máximo).
Não
é uma loja excessivamente grande, talvez hajam outras maiores no Espírito Santo
e com certeza há outras no Brasil, muitas até; a diferença vem por conta de um
funil que aponta para essa loja específica.
O PODER DO MUNDO NA RETA DA PENHA
|
O
Carrefour francês não está logo ali?
Sim,
está logo abaixo, com uma loja Champion, mas ele não é maciçamente profissional
como o Wal Mart. Estamos falando do poder de quem compra para vender US$ 300
bilhões com margem de lucro de 4 %. De uma grade tridimensional que se organiza
para vender US$ 300 bilhões, tudo como experiência focada de 50 ou 60 anos
naquele ponto dali. Isso muda tudo no ES.
Vitória,
quarta-feira, 22 de junho de 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário