Esco/lar
Perguntando na
Internet “escola do lar” nada vem, nem “estudando o lar”, mas o modelo diz que
isso seria necessário (e suficiente; máximo e mínimo como disparadores de distintos
níveis de com-preensão) diLARtar o Lar geral, a máquina de morar humana no
dizer de Le Corbusier que poderíamos redenominar PROGRAMÁQUINA DE
MORAR, o programa-máquina de morar.
LAR LONGE
·
LARES DAS PESSOAS:
1.
Dos indivíduos (quarto; devia mesmo
ter um desenho especial);

2. Das
famílias (casas,
apartamentos, hotéis e várias variações – deviam ter um tratamento
especialíssimo, pois ali vive a nobreza);
3. Dos grupos (as quadras e bairros e
distritos);
4. Das empresas (prédios de diferentes
feitios);
·
LARES DOS AMBIENTES:
1. Das cidades/municípios (chama-se
PREFEITURA);
2. Dos estados (denominado PALÁCIO);
3. Das nações (apelidado SEDE DE
GOVERNO);
4. Do mundo (não há, ainda, mas um
rascunho muito ruim já foi feito desde 1945 como o nome de ONU: fica em Nova
Iorque, EUA).
O
CORPOMENTE FAMILIA-LAR
CASA
|
LAR
|
Corpo do lar
|
Mente da casa
|
Nunca houve esse duplo planejamento.
Não obstante estarmos fazendo casas há
milhares de anos e os arquitetos e engenheiros terem se empenhado MUITO em
melhorá-los nos mais recentes 500 anos ainda resta muito por fazer. Demais. É
preciso eleger grupos tarefas para pesquisar & desenvolver teórica &
praticamente tudo DE NOVO sobre os lares desde os fundamentos, procurando
justamente lançar toda uma mídia (TV, Revista, Jornal, Livro/Editoria, Rádio e
Internet) do Lar geral, em particular uma REVISTA DO LAR, que é especificamente
minha proposta agoraqui. E uma ESCOLA DO LAR, como já falei em vários lugares,
uma escola com diretores, ajudantes, professores e alunos e alunas de todas as
idades, porque nunca é tarde para melhorar.
Vitória, segunda-feira, 16 de maio de
2005.
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